GMT auxiliou mais de 40 atendimentos em conjunto com o Setor POP somente em março
A Guarda Municipal de Tubarão (GMT) realizou neste mês de março, até esta quinta-feira (14), 46 atendimentos pelo Setor POP, força-tarefa da qual o órgão faz parte ao lado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Destes atendimentos, oito precisaram de atenção médica em ESF, um em ESF odontológico, três foram encaminhados para a Casa de Passagem da Associação João 3:16, outros 12 realizaram pernoite, mais seis pousaram no período matinal e três utilizaram a rede não governamental.
Foram solicitados, ainda, quatro declarações de endereço social, quatro usos de telefone, foi feito um registro civil e uma inclusão no CAD Único. Destes 46 atendimentos, 20 são beneficiários do Programa Bolsa Família, um possui Benefício de Prestação Continuada e 12 realizam trabalhos informais.
Houve, também, um retorno familiar por meio de articulação com a família que pagou a passagem. Em tempo, houve outras tentativas de retorno familiar, em situações onde a família recebe o BPC do usuário. No entanto, estes familiares mostraram resistência em conceder a passagem, não havendo sucesso nestas tentativas, portanto.
O FUNCIONAMENTO – O Setor POP elabora uma programação em conjunto para realizar as abordagens aos moradores em situação de rua. Nos dias programados previamente, no início da manhã, as assistentes sociais saem às ruas juntamente à guarnição da GMT, que fornece a base móvel, para realizar o trabalho. Nas abordagens, que são semanais, é feito o cadastramento destas pessoas e, a depender da situação, os devidos encaminhamentos são providenciados.