A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Tubarão (RFCCT), fundada em 13 de agosto de 1980, instituto sem fins lucrativos, tem o primordial objetivo da prevenção ao câncer de útero e mamas.
Desde sua fundação, a RFCCT presta relevante serviço às mulheres tubaronenses, contando com apoio especial da Fundação Municipal de Saúde. Conta com a participação de três colaboradoras, duas funcionárias da área da saúde, dois médicos (ginecologista e mastologista), uma psicóloga e um grupo composto por 38 senhoras, todos voluntários. Existem ainda três outros funcionários, além de uma enfermeira e uma técnica em Enfermagem, assim como uma secretária.
As ações da rede de maior relevância são a coleta de material para exame de Papanicolau, exames clínicos de mama, consultas, procedimentos clínicos como cauterização, CAF, dentre outros.
As voluntárias da rede realizam ações de orientação e conscientização através de palestras, visita em clubes de mãe, lojas, escolas, em órgãos públicos e privados, também através de TV e rádio. As usuárias são encaminhadas, quando necessário, para exames mais aprofundados, para clínicas conveniadas.
Casos detectados da doença são acompanhados pela Rede Feminina que se propõe a dar o apoio possível e oferecer, também, a oportunidade de participar em oficinas de terapia ocupacional, cujas as atividades ocorrem uma tarde por semana.
A instituição é mantida através de subvenção da prefeitura, mensalidade das voluntárias, rifas, chás beneficentes, pedágio social e doações em geral.
A RFCCT está situada à rua Isaac Newton, 38, desde 19 de novembro de 2002 e coloca-se à disposição da comunidade tubaronense de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e de 13h30 às 16h30, e de 7h30 às 13h30 nas sextas-feiras.
SITE: RFECC – HOME (redefemininasc.com.br)