Reconhecida como primeira etapa da educação básica, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, intelectual e social, a Educação Infantil da Rede Municipal de Tubarão fundamenta-se na concepção de aprendizagem histórico-cultural, que considera a criança cidadã, pessoa em desenvolvimento, sujeito de direitos.
Diante do pressuposto, a educação centrada na criança como sujeito, possibilita seu desenvolvimento pleno, respeitando suas características.
Dessa forma, para assegurar a qualidade e o resultado das ações, a Fundação Municipal de Educação elaborou no ano de 2008, juntamente com uma equipe de educadores, a Proposta Curricular da Educação Infantil.
Esta proposta não é algo pronto e acabado, pois sabemos que as instituições educacionais são espaços públicos, lugares de debate, de diálogo, fundadas na reflexão coletiva. Daí a necessidade de registrarmos os sucessos e os insucessos relacionados à execução desta, para que novas propostas possam emergir da nossa vivência educacional.
Visto desta forma, é importantíssimo que a instituição de Educação Infantil seja espaço de elaboração do pensamento, a partir dos vários eixos norteadores elencados na proposta: Educar e cuidar, Processo de Interação no Desenvolvimento Infantil, Brincadeira, Linguagem, Organização Espaço-Temporal, Conhecimentos Essenciais.
Ao pensar os conhecimentos necessários à prática da Educação Infantil, o mais importante não é a exclusão ou a inclusão de novos conhecimentos e sim a maneira de abordá-los, não negligenciando o conhecimento adquirido no dia a dia e a forma de atividade típica desta idade: a brincadeira.
Na brincadeira, a criança expressa seu conhecimento, elaborando novos conceitos. É no brincar que ela vivencia momentos de investigação, resolução e enfrentamento de novas situações.