Francisco Carlos Régis – 26º mandatário

Prefeito Eleito – Período: 1947/1951 (28ª gestão)

Francisco Carlos Régis

Francisco Carlos Régis nasceu em Blumenau em 14 de junho de 1911. Faleceu em 13 de setembro de 2002. Era filho de Júlio Francisco Régis e Amélia Barreto Régis. Casou-se com Edith Corbetta, filha de Ângelo Luigi Corbetta e Antonina Búrigo Corbetta. Tiveram sete filhos: Dulce, Mauro, Ruth, Flávio, Raquel, Francisco Carlos e Elizabeth. Formou-se em Direito, trabalhou como advogado em Tubarão, sendo um dos fundadores da Associação Tubaronense de Advogados (ATA), em 1969. Em 1972 figurou na comissão de criação da Subseção de Tubarão da Ordem dos Advogados do Brasil, da qual foi o primeiro presidente. Foi um dos fundadores e professor voluntário da Escola Técnica de Comércio de Tubarão, quando ainda funcionava no Grupo Escolar Hercílio Luz, no período noturno. Foi convidado pessoalmente por Aderbal Ramos da Silva para ser candidato a prefeito de Tubarão em 1947.

Com a volta da normalidade democrática e com o advento das eleições municipais para a escolha de prefeitos e vereadores, o Partido Social Democrático – PSD lançou chapa para concorrer ao pleito com a candidatura de um jovem advogado. Na eleição ocorrida em 23 de novembro de 1947, Tubarão tinha um eleitorado de 10.317 eleitores aptos a votar. O prefeito eleito, com 80,7% dos votos, foi Francisco Carlos Régis. Ele cumpriu o mandato que foi de 20 de dezembro de 1947 a 31 de janeiro de 1951 (28ª gestão).

Ações de Gestão: Ginásio Sagrado Coração de Jesus; construção de cinco escolas municipais; constante inspeção escolar, para conversar com alunos e professores; aquisição de um jeep para a prefeitura, para chegar às comunidades mais distantes, que o próprio prefeito dirigia; construção e inauguração da rede de abastecimento de água tratada na cidade (condição imposta ao Governador por Régis para ser candidato); implantação do sistema de energia elétrica disponível para a indústria, comércio e população (anteriormente servia apenas para a iluminação pública noturna); construção do novo prédio dos Correios; incentivo à agricultura com novas culturais, raças de animais, aves, etc.; incentivo à industrialização de produtos locais (Lactubasa); construção do Aeroporto Municipal projetando a abertura da avenida, hoje Marcolino Martins Cabral).

Com a volta de um prefeito eleito ao comando do município, voltou também a possibilidade de substituição do mesmo, em momentos de impedimento. Pelas novas regras constitucionais, a partir de então, este seria um papel a ser cumprido pelo presidente do Poder Legislativo, a Câmara Municipal, que era a primeira autoridade na linha sucessória do prefeito. Na gestão de Régis, esta situação ocorreu ao menos uma vez.