Famílias do Serviço Família Acolhedora (SFA) participam de confraternização
O Serviço Família Acolhedora (SFA) promoveu, na noite de terça-feira (03), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), uma confraternização como encerramento do ano de 2024. “O encontro teve como intuito realizar um momento de integração e socialização com as famílias cadastradas no serviço”, destaca a gerente da SMDS Lilian Folchini.
O Serviço Família Acolhedora (SFA) é uma modalidade de acolhimento provisório para crianças e adolescentes, que existe no município de Tubarão desde 2008. Desde então, mais de 100 crianças e adolescentes, que tiveram os direitos ameaçados ou violados (vítimas de violência sexual, física, psicológica, negligência ou situação de abandono), receberam essa condição de proteção.
Atualmente, o município possui seis famílias cadastradas, que se dispõem a acolher crianças e adolescentes nessas circunstâncias. “O acolhimento familiar busca à integração da criança e adolescente, sua socialização, desenvolvimento psíquico, social, intelectual e, principalmente, à criação de vínculos afetivos”, ressalta Lilian.
Qualquer pessoa, maior de 21 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil e que não esteja no Cadastro Nacional de Adoção, pode se inscrever no serviço. A secretária Municipal de Desenvolvimento Social Kelly Botega Fortunato explica que, no caso de famílias, é preciso ocorrer a concordância de todos os membros. “Os interessados têm que residir em Tubarão e ter disponibilidade de tempo e vontade em oferecer proteção e amor às crianças e adolescentes”, frisa.
As pessoas que quiserem se inscrever no Serviço de Acolhimento Familiar (SAF) podem entrar em contato através do número: 3621.9889 e/ou no e-mail familiaacolhedora@tubarao.sc.gov.br. “Buscamos constantemente a ampliação no número de famílias dispostas a se inscrever no serviço”, finaliza Kelly.