Estudantes da rede municipal de ensino de Tubarão retornam às aulas
A aluna Laura de Lima Extoshates, 10 anos, ficou feliz em rever os colegas de sala de aula. Estudante do 5º Ano, da escola Faustina da Luz Patrício, Laura que gosta de matemática e pretende ser médica, foi um dos estudantes do Ensino Fundamental que retornaram à sala de aula nesta quarta-feira (15).
Na escola Faustina da Luz Patrício serão atendidos, neste ano, 210 estudantes, do 1º ao 5º Ano e a escola se destaca no setor educacional tubaronense por ser uma das unidades da rede municipal de ensino de Tubarão que oferece atendimento integral. “O currículo é integrado, oferecendo ao aluno conteúdos da base comum e da base diversificada, com atividades culturais e esportivas, além do reforço pedagógico”, explica a diretora Christiane Martins Matias.
Nos Centros de Educação Infantil (CEI) também foi dia de retorno. Os pequenos encheram as salas de alegria e para os professores foi momento de receber bebês e crianças com muito carinho.
No CEI Theresa da Silva Rosendo, 234 crianças foram atendidas neste primeiro dia de retorno das férias. Este é o segundo ano de funcionamento da escola, que atende crianças de 0 a 5 anos, em períodos integral e parcial. A diretora Jacyra Moreira Martins Machado conta que neste ano foi aberta mais uma turma. “Independentemente do número de crianças, nosso foco é oferecer a todos um trabalho pedagógico de qualidade e eficiência para promover o desenvolvimento e as habilidades de nossas crianças”, ressalta a diretora, ao acrescentar que uma horta escolar e a ampliação do parque estão entre os projetos para o ano letivo de 2023.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, destaca que neste ano será dada a continuidade às melhorias das unidades escolares que ainda não receberam os investimentos em ampliações ou reformas. “Temos várias obras em andamento, que serão concluídas em breve e outras em fase de licitação, como a construção da nova escola Maria Emília Rocha. Na parte pedagógica, manteremos e ampliaremos programas com o Geração 2050 e de Robótica. Capacitação constante dos professores e parceria com pais também estão entre as nossas missões e, dessa forma, esperamos contribuir com a construção de um futuro melhor para todos”, almeja.
A rede municipal de ensino de Tubarão vai atender neste ano cerca de 9 mil alunos, distribuídos entre 29 Centros de Educação Infantil (CEI), 14 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) próprias e unidades credenciadas e conveniadas à prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Educação, que também prestam atendimento às crianças do município, contribuindo para o zeramento das filas de espera por vagas no ensino público.