Escolas da rede municipal de ensino de Tubarão recebem parcela extra do FNDE

Vinte e duas escolas, sendo 15 Centros de Educação Infantil e sete do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Tubarão, vão iniciar o ano letivo com um reforço no caixa.

As unidades foram contempladas com uma parcela extra pelo desempenho no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O recurso foi depositado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na conta das unidades escolares em dezembro de 2022 e poderá ser utilizado para compra de materiais pedagógicos ou bens duráveis, como eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos.

A parcela é calculada com base no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGes) e recebem o recurso as unidades escolares que obtiverem notas acima de 9,0. Os valores variam de acordo com a quantidade de alunos – de R$ 1.000,00 a 7.000,00 – totalizando R$ 56.400,00.

O IdeGes é um instrumento para mensurar o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o território nacional, com o objetivo de viabilizar iniciativas de monitoramento e avaliação, orientar a ação governamental para melhoria do desempenho do programa, favorecer o exercício do controle social e reconhecer iniciativas exitosas de gestão.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva, destaca que o recebimento da parcela extra é um incentivo para o setor educacional. “Motiva as unidades que receberam a manter o padrão e incetiva aquelas que não conseguiram atingir o índice, a melhorar o desempenho”, analisa.