Equipes técnicas do SAI Bem Viver e do Serviço Famílias Acolhedoras participam de reunião virtual do Programa Novos Caminhos
As equipes técnicas do Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) Bem Viver e do Serviço de Famílias Acolhedoras, da Secretaria de Desenvolvimento Social, participaram nesta quinta-feira (13), da primeira Reunião Estadual de 2024 do Programa Novos Caminhos, vinculado ao Tribunal de Justiça e Ministério Público de Santa Catarina. Foram tratados vários assuntos, entre os quais a inserção dos adolescentes acolhidos ou egressos do serviço de acolhimento nos cursos e atividades oferecidas pelos parceiros do Programa, SESI, SENAC, SESC, SENAR e CIEE.
Além disso, os adolescentes poderão ter acesso a atividades voltadas à inserção no mercado de trabalho, atendimento psicológico e psicopedagógico. A reunião foi bastante proveitosa e esclarecedora para os profissionais no que se refere aos encaminhamentos que podem ser feitos das crianças e adolescentes acolhidos no SAI Bem Viver.
O programa
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram esse programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).
Em 2022, mais três novas instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE /SC) e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).
Tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia de crianças e adolescentes com idade acima de 6 (seis) anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.
Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e pelo Serviço Social do Comércio (SESC), pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Regional de Santa Catarina e o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC.
Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação.