Equipe de karatê de Tubarão inicia disputa do Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (5)
Tem início nesta quinta-feira (5) em Brasília a disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê, com categorias para atletas com idade igual ou superior a 18 anos. Esse será o último evento do ano e fecha o calendário esportivo da modalidade.
Com 480 atletas de todo o país, São Paulo lidera em representatividade, e 190 medalhas estão em jogo no maior evento nacional do esporte para as categorias de adultos.
O Campeonato Brasileiro de Karatê 2024 reúne 480 atletas de diversos estados. No Kata, são 121 inscritos, sendo 60 no masculino e 61 no feminino. Já no kumite, são 400 inscrições, com 229 no masculino e 171 no feminino.
Em termos de delegações, São Paulo tem a maior, com 127 atletas, seguido por Pernambuco, com 86 e Santa Catarina, com 58. Contudo, a competição também expõe a desigualdade regional, com estados como Maranhão e Amapá enviando apenas 2 atletas cada.
A diversidade de clubes também é grande: mais de 300 entidades esportivas estão representadas. E dentre elas, está a Associação Impacto/FME de Tubarão. “A equipe da Cidade Azul veio para esse evento com 7 atletas, que buscarão o lugar mais alto do pódio”, prevê o técnico e coordenador da seleção catarinense na competição Fabrício de Souza..
Neste primeiro dia, quatro atletas tubaronenses participam: Fabrício de Souza, Rafael Dahm, Ana Clara Carmo e Caroline Vitória Tomaz. “Todos estão muito bem preparados e confiantes, agora é torcer para que consigam colocar em prática tudo que foi desenvolvido no ano de 2024”, avalia Fabrício.
A equipe da Associação Impacto/FME tem o apoio da Prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esporte, por meio dos programas Bolsa Atleta e Técnico.

Fotos: Associação Impacto/FME/Divulgação