Durval Bez – 31º mandatário

Prefeito efetivado no cargo (eleito pela Câmara) – Período: 1959/1961 (completando a 30ª gestão)

Durval Bez

Durval Bez nasceu em Zambuja, Pedras Grandes, em 18 de junho de 1916. Faleceu em Florianópolis em 26 de março de 1980. Filho de Samuel Bez e Matilde Scremin Bez. Casou-se com Elza Minato, filha de João Minatto e Rosalina Marcon. Foi um líder comunitário, comerciante e exportador de madeira, e junto com seu pai, fundaram a primeira indústria de fecularia do sul do estado, hoje conhecida como indústria de amido.

Na sessão da Câmara Municipal de 29 de dezembro de 1958, sob a presidência do vereador Idalino Fretta, foi entregue pelo líder do PSD, vereador Dilney Chaves Cabral, a carta de renúncia do prefeito Waldemar Salles, que foi eleito em outubro deputado estadual. Invocando a Constituição Estadual e a Lei Orgânica dos Municípios, os membros do PSD solicitaram que fosse realizada, naquela sessão, a eleição de um novo prefeito. Após alguma polêmica, com o abandono do plenário da bancada da UDN, liderada por Manoel Alves dos Santos, e do representante do PSP, a eleição foi realizada apenas com sete vereadores, seis do PSD e um do PTB. O novo prefeito eleito foi Durval Bez, que obteve seis dos sete votos possíveis. Durval Bez não era vereador naquela gestão. Havia sido candidato nas eleições de 1955, pelo PSD, obtendo apenas 182 votos e não se elegendo vereador. Eleito prefeito pela Câmara, administrou o município completando a gestão 1956/1961 (30ª), de 1º de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1961.

Ações de Gestão: desapropriação de terras para aberturas de ruas; criação de um “emblema” para o município, com características semelhantes ao desenho utilizado como brasão municipal, tendo, no entanto, alguns outros elementos, como um ramo de milho e outro de fumo, representando a união das raças, cinco cruzes, representando a fé do povo, as datas 1836 e 1890, respectivamente, o ano em que Tubarão se tornou Freguesia e o ano em que tornou Cidade, e, ainda, o dístico “Tubarão, Cidade Azul”; adquiridos veículos, especialmente caminhões, para a prefeitura.