Defesa Civil vistoria comportas do Rio Tubarão

As equipes da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil iniciaram nesta sexta-feira (24) um trabalho mais aprofundado de vistoria das comportas do Rio Tubarão, após uma necessária limpeza para que o acesso pudesse ser feito.

A vistoria das mais de 30 comportas teve início pela Margem Esquerda, onde estão os bairros cujas populações são as mais afetadas em situações de cheias. Dentre estes bairros estão o Dehon, onde fica a região da rodoviária. Além desta, localizada próxima ao colégio de mesmo nome, foram vistoriadas as comportas do Revoredo, da Ponte Dilney Chaves Cabral, da Ponte Nereu Ramos, a localizada na altura da antiga sede da Telesc, e a da extinta Secretaria de Desenvolvimento Regional, o principal canal de macrodrenagem do bairro.

Na próxima semana os trabalhos terão prosseguimento. “Em algumas o acesso está bastante difícil, então estamos fazendo o trabalho de forma cuidadosa. Estamos vendo o estado das comportas, se estão abrindo e fechando de maneira adequada e inspecionando o entorno para verificar se existe algum objeto, uma árvore ou um galho, que possa prejudicar o desempenho dessas comportas; a grande importância desse trabalho é para garantir, caso aconteça uma enchente ou um período de chuva muito intensa, em que o nível do Rio Tubarão venha a subir, essas comportas servem para evitar que as águas entrem no sistema de drenagem do município e assim provoque os alagamentos nas internas”, explica o secretário Rafael Marques.

Nos trabalhos realizados nesta sexta-feira (24) houve, ainda, a participação da Secretaria de Agricultura e Interior, que auxiliou as equipes da Defesa Civil a chegarem até as comportas com acesso mais difícil.

Fotos: Divulgação/PMT