CREAS promove encontro “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”

Integrante da programação e alusivo ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, aconteceu no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), nesta terça-feira (9), o encontro de famílias com o tema “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.

O evento foi ofertado para famílias que são atendidas no CREAS e teve como objetivo orientar os participantes sobre as formas de abuso sexual, levar informações de como saber identificá-lo através do comportamento da vítima, como evitar que aconteça, através de orientações, informações, cuidados, vínculo, e mostrar para as famílias como buscar ajuda em caso de suspeita de abuso sexual. As profissionais Rafaela da Silva Antunes (psicóloga), Camila Melo Machado (assistente social) e Gabriela Figueiredo (assistente jurídica) prestaram as orientações.

É fundamental que esteja claro à sociedade que quando você denuncia, não há uma acusação. O que ocorre é o início de uma investigação, onde o acusado poderá se defender, caso a suspeita não seja real.

Para denunciar, você não precisar ter visto ou ter certeza, uma vez que uma simples suspeita já deve ser denunciada.

Para isso, entre em contato com o Conselho Tutelar e as delegacias através do Disque 100.

A CAMPANHA – É realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Foi sancionada em 3 de agosto de 2022 a Lei nº 14.432, que instituiu a campanha Maio Laranja.

A data foi escolhida porque, em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, chamada Araceli, foi sequestrada e morta em Vitória, no Espírito Santo. Em 1991, os três acusados de matar a jovem foram absolvidos e o crime segue impune até os dias atuais. Após mobilização de entidades, surgiu a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, justamente em 18 de maio, dia do assassinato da menina. No ano 2000, foi oficializada em todo o país com a criação da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que tinha como símbolo uma flor de cor laranja. Assim, o mês passou a ser conhecido como Maio Laranja.