Conselho da Pessoa Idosa elege nova presidência
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) reuniu-se na tarde desta quarta-feira (19) na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), para a escolha da nova presidência, sendo nomeada Kátia Bressan (como representante governamental), e como vice Sulani Pizzolo Stüpp (como Organização da Sociedade Civil – OSC).
No encontro, estiveram presentes, em nome do governo municipal, membros das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Gestão, Procuradoria e Fundação Municipal de Esporte, e as Organizações Não Governamentais (ONGs) foram representadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Abrigo dos Velhinhos, Associação Tubaronense Doce Idade de Apoio às Ações de Cidadania na Terceira Idade (Atadiac) e Rede Feminiana de Combate ao Câncer (RFCC).
Ao CMDPI compete deliberar e exercer o controle da Política Municipal do Idoso (que tem por objetivo proteger, promover e defender os direitos sociais da pessoa idosa, criando condições para sua autonomia, integração e participação na sociedade) e apreciar para aprovar as decisões pertinentes ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI).
Denúncias de maus-tratos, violência psicológica e agressões físicas e verbais contra pessoa idosa podem ser feitas através do disque 100. “O Conselho irá verificar a veracidade, monitorar e dar o encaminhamento conforme o Estatuto da Pessoa Idosa”, ressalta Kátia Bressan.


Fotos: Kelen Bardini/SMDS/PMT