Conheça o Programa TEA, que será lançado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Unisul, nesta quinta-feira (12)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançará nesta quinta-feira (12) o Programa TEA, por meio de uma parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Campus Tubarão.
Este programa prevê que os pacientes encaminhados para atendimento deverão ser os que já possuem o diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1. O programa contemplará, ainda, o acolhimento e capacitação dos familiares dos pacientes encaminhados com TEA de nível 2 e 3, reconhecendo a importância de suporte mais amplo para esses casos.
As atividades do programa serão conduzidas pelos servidores da secretaria que compõem a equipe multidisciplinar, com a participação de uma fonoaudióloga, uma psicóloga, dois educadores físicos, um fisioterapeuta e um nutricionista, e os atendimentos são realizados nas dependências da UniSul.
Para ter acesso ao serviço, o paciente precisará passar por avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, após o encaminhamento ao programa, um profissional responsável pela unidade enviará, através de um memorando interno (via 1DOC) para o setor TEA – Programa TEA, as informações e documentos para registro do paciente na lista de espera própria do serviço. O memorando enviado deve incluir, obrigatoriamente:
- Cópia anexada do encaminhamento médico;
- Cópia anexada do documento de identidade do paciente e do responsável;
- Cópia anexada do Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Cópia anexada do comprovante de residência atual;
- Número de telefone atualizado para contato;
O programa está em fase inicial e há o ensejo de ampliação da sua abrangência de acordo com a viabilidade de uma estrutura mais complexa. A solenidade de lançamento do programa acontece no Bloco da Saúde, a partir das 10 horas.