Com tema Outubro Rosa, palestra é promovida para mulheres e idosos dos CRAS
Em alusão ao Outubro Rosa, mulheres e idosos acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Humaitá, Passagem e Oficinas, assistiram à palestra ministrada pelo médico Mário Caporal, na tarde desta quinta-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
As causas e as formas de prevenção do câncer de mama, tanto em mulheres, quanto em homens, foram minuciosamente explicadas pelo palestrante. “Mesmo com um índice de apenas 2%, o câncer na glândula mamária masculina ocorre. Já atendi vários casos“, relata. Ele reforça a importância do exame de mamografia e os cuidados da saúde como um todo. “A saúde física passa por vários parâmetros: social, intelectual, ocupacional, físico, mental e espiritual”, ressalta.
Compartilhar informações e promover à conscientização sobre doenças, é uma das atividades do SCFV. “É de suma importância viabilizar ações e campanhas de prevenção, principalmente, às relacionadas ao diagnóstico precoce, como o câncer de mama e do colo do útero, entre outras que acometem tantas mulheres e homens”, salienta a assistente social e coordenadora da Proteção Social Básica Thaise Ribeiro Paes.
Durante o evento, que foi em parceria com o Sesc de Tubarão, além da palestra, foram sorteados livros de autoria do palestrante, houve dinâmica motivacional e um lanche para os participantes.