Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS

MÉDIA COMPLEXIDADE – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.

O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.

Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.


Alguns objetivos da oferta de atendimento especializado e continuado nos Creas:

– Contribuir para a proteção imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando à preservação de sua integridade física e psicológica.

– Fortalecer vínculos familiares e a capacidade protetiva da família.

– Fortalecer as redes sociais de apoio da família.

– Propiciar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades.

– Favorecer o acesso a direitos socioassistenciais e a reparação de danos.

– Prevenir agravamentos.

– Reduzir a incidência de violação de direitos e prevenir a reincidência de violações de direitos.


Como funciona – O Creas oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. O atendimento pode ser ofertado tanto nas próprias instalações físicas do Creas quanto por meio do deslocamento das equipes em territórios e domicílios.

Os serviços ofertados nos Creas devem funcionar em estreita articulação com demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outros órgãos de Defesa de Direitos e do Sistema de Garantia de Direitos, com o intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social às famílias e indivíduos.

Principais Serviços no Creas:

a) PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos;

b) Serviço de proteção social especial para pessoa com deficiência e idosas e suas famílias;

c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes – Em cumprimento de Medida Socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC).

Endereço: Rua Januário Alves Garcia, 245, Centro, CEP 88704-310, Tubarão-SC

Telefone: (48) 3621-9890