“Capacitar para Salvar”: campanha da Casa Guido ensina a identificar sinais de câncer infantojuvenil
Profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social, grande parte ligada à prefeitura de Tubarão, participaram na tarde quarta-feira (28), na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, da palestra “Capacitar para Salvar”.
O evento foi promovido pela Casa Guido, entidade de Criciúma que, há 12 anos, oferece amplo apoio humanizado no tratamento de câncer às crianças e adolescentes, incluindo suporte às suas famílias.
Na casa instalada próxima ao hospital São José (Criciúma), são desenvolvidas atividades terapêuticas desempenhadas por equipe multiprofissional – psicólogas, assistente social, nutricionista – que fornecem orientação e educação sobre as patologias e seus cuidados e atividades lúdicas, visando ao bem-estar dos pacientes portadores de doenças onco-hematológicas.
Agregado a esses atendimentos, a instituição ainda oferece um espaço aconchegante para a acomodação de familiares, que precisarem pernoitar na cidade. Quartos mobiliados e climatizados, refeitório, cozinha montada e equipada, banheiros e sala de TV – uma “casa fora de casa”.
Atualmente, a instituição atende 81 pacientes e seus familiares e cerca de 300 crianças e seus familiares já receberam o suporte da entidade, desde 2011, quando foi aberta.
O presidente da Casa Guido, Rogério Campos, cita que cerca de 60% dos casos atendidos pela entidade obtiveram cura. “Cada vida importa, mas consideramos este índice muito baixo e, por isso, decidimos que não podemos ser somente suporte para os que já estão doentes, é necessário atuar antes que estes casos se tornem graves e as chances de cura diminuam”, explica.
CAPACITAR PARA SALVAR
Há um ano, os profissionais da Casa Guido promovem palestras para profissionais, especialmente das áreas da Educação e Saúde, além de público em geral, para que possam fazer o diagnóstico precoce do câncer infantiljuvenil, o que aumenta muito a probabilidade de cura e a expectativa de vida do paciente.
Estatísticas demonstram que a chance de cura de um câncer em estágio inicial é de 80%, contra 30% dos casos diagnosticados tardiamente. “Por isso, queremos capacitar o maior número de pessoas, para que consigam identificar, o mais breve possível, os sinais e sintomas que podem indicar a doença”, conta a biomédica Lisienny Rempel, que atua na Casa Guido.
A biomédica reforça que a parceria com as escolas é fundamental, pois estão na linha de frente, atuando diretamente com crianças e adolescentes. “Os professores convivem diariamente com os alunos, conhecem seus hábitos, podem facilmente identificar possíveis mudanças de comportamento e estado de saúde. Com este olhar atento de toda a sociedade, será possível atuar antecipadamente e essa é a intenção da Casa Guido, que todos estejam aptos para identificar os sinais e, dessa forma, ampliar as chances de tratamento.
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS SUGESTIVOS DO CÂNCER INFANTOJUVENIL:
1- Caroço em qualquer parte do corpo.
2- Febre prolongada sem causa definida.
3- Palidez inexplicada, fraqueza ou perda de apetite.
4- Emagrecimento involuntário.
5- Aumento progressivo da barriga.
6- Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash.
7- Inchaço das pernas ou braços, acompanhado de dor.
8- Irritabilidade, agressividade ou desânimo, sem motivos.
9- Aumento significativo de um dos olhos com ou sem estrabismo.
10- Manchas roxas ou pontos vermelhos espalhados pelo corpo com sangramento, sem corte ou batidas.
11- Anemia com dor nas pernas.
12- Dor de cabeça com vômito pela manhã.
Dúvidas e informações: https://guido.org.br