Atualizações em declaração de empresas são tema de curso

Com o intuito de manter os associados sempre atualizados, o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont) de Tubarão realizou um curso sobre as recentes mudanças na impressão do DIRF para empresas. As mudanças entrarão em vigor em janeiro de 2024, contudo, alguns novos campos devem começar a ser preenchidos no sistema já em setembro de 2023.

Os novos campos incluem retenções e distribuição de lucro. Muitos contadores, sobretudo aqueles que trabalham em escritórios, enfrentam desafios ao obter estas informações de seus clientes. “O DIRF, uma das obrigações acessórias mais novas na Receita Federal, tem recebido um cuidado especial e detalhado por parte do órgão”, observa o palestrante Lúcio Tomaz.

A implantação do sistema, embora já existente, está entrando em uma fase crítica da implantação. Este desafio é abrangente, não se limitando apenas a empresas, mas estendendo-se a templos, igrejas, condomínios, entre outras entidades. “Em meio às mudanças constantes, é vital que os profissionais estejam sempre preparados. Quanto mais capacitados, menos adversidades encontram. Com esta formação, visamos equipar os profissionais para que atendam seus clientes com mais eficácia”, comenta Eli Oliveira de Souza, presidente do Sindicont.

Conhecimento compartilhado em todo o Estado
Embora seja a primeira vez que o curso é oferecido nas instalações do Sindicont em Tubarão, o palestrante Lúcio Tomaz, com expertise no assunto, já compartilhou insights em nove outras cidades catarinenses. Para contadores e profissionais do setor, estar em dia com as atualizações não é apenas desejável, mas fundamental para garantir um atendimento preciso, confiável e eficaz aos seus clientes.

Fonte: Plantão Assessoria