Prefeito Nomeado – Período: 1943/1945 (22ª gestão)

Alfredo Foés nasceu em Florianópolis em 1º de janeiro de 1913. Faleceu em Itajaí em 17 de agosto de 1985. Filho de Augusto Foés e Badia Foés, ambos de nacionalidade libanesa. Casou-se com Edith Mônica Reiser, filha de Felipe Reiser e Estelita do Amaral. O casal teve o filho Fernando Reiser Foés. Alfredo foi funcionário público do estado a partir de 1938. Em 1941 foi nomeado prefeito de Caçador e em 1942 de Ibirama. Em 1943, convidado pelo Interventor Federal, veio residir em Tubarão, na época a mais importante cidade do sul do estado. Em Tubarão foi interventor da Comissão de Abastecimento e prefeito nomeado. Foi membro e diretor de clubes e entidades. Em 1946 retornou à região de Itajaí, onde foi servidor nomeado e gerente da Caixa Econômica Federal. Na cidade foi diretor do jornal “O Povo” e diretor de Expediente e Pessoal da prefeitura. Demitido do cargo pelo prefeito posterior foi para Florianópolis, onde passou a atuar no ramo de publicidade e propaganda. Em 1970, após batalha judicial, conseguiu reaver seu cargo na prefeitura de Itajaí. Na cidade onde residiram seus pais, passou a participar ativamente da vida social, dirigindo entidades como o Rotary Club e, na imprensa, quando fundou o jornal “O Tempo”.
Alfredo Foés já havia administrado duas cidades no norte do estado quando foi nomeado para ser prefeito de Tubarão, conforme o regime em curso permitia. Seu período à frente da prefeitura de Tubarão durou de 21 de setembro de 1943 a 31 de março de 1945 (22ª gestão).
Ações de Gestão: calçamento da rua Lauro Müller (permitindo a construção de novos prédios às margens do rio, na referida rua, demolindo as construções precárias existentes); extensão da rua Marechal Deodoro; ponte de madeira sobre o Rio da Madre, no Campestre; numeração de casas e identificação das ruas com placas; terreno para construção da escola de Pedras Grandes; aumento de vencimentos do funcionalismo público municipal; proibição da criação e permanência de suínos no perímetro urbano; projeto para a construção do Mercado Público Municipal; instituição do salário-família aos servidores do município.