Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Santa Catarina acontecerá em Tubarão no mês de fevereiro

Tubarão vai ser sede da 5ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz de Santa Catarina, no dia 9 de fevereiro de 2023. O evento será realizado na Cooperativa Agropecuária de Tubarão (Copagro), a partir 7h30, e vai reunir mais de 500 produtores de vários estados, além de pesquisadores e representantes do agronegócio.

A iniciativa é da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Copagro e também a empresa Farmer Up Consultoria, além de apoio da Prefeitura de Tubarão, através da secretaria de Agricultura e Interior. Além do evento que celebra o início da colheita, que se prolonga até meados de abril, também será realizado o 3º Dia de Campo da Copagro, nos arredores da cooperativa.

O evento vai contar com oportunidade de visitas técnicas a 15 vitrines demonstrativas de culturas de arroz, milho, soja e forragens, contando em cada uma delas com palestras e consultoria técnica de especialistas.

No final da manhã acontecerá a palestra “Aspectos Socioeconômicos da Rizicultura no Brasil” que será proferida pelo economista chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) Antônio da Luz. Após a palestra acontece a solenidade oficial de abertura da colheita, com pronunciamentos de autoridades, incluindo o governador de Santa Catarina Jorginho Mello. O evento encerra com almoço com pratos à base de arroz.

Tubarão é, segundo a Epagri, um dos 10 maiores municípios produtores de arroz que contribuem para uma safra anual de mais de 1 milhão de toneladas do Estado.

“O setor agropecuário de Tubarão tem se desenvolvido bastante em Tubarão nos últimos anos e pudemos constatar isso nas últimas edições da Feira Agropecuária, que atraiu uma grande movimentação de visitantes e um volume de negócios bastante significativo. O cultivo de arroz é o carro-chefe da agricultura em nossa cidade e é um orgulho para Tubarão receber um evento deste porte que reúne autoridades e representantes do setor produtivo agropecuário”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.