Tubarão conquista Selo Ouro concedido pelo Sebrae

Neste mês, o município de Tubarão recebeu o Selo Ouro pelo Sebrae Nacional. A premiação veio por conta das ações realizadas pelo departamento de Fomento Econômico, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.

Baseada em critérios que refletem as necessidades dos empreendedores do município, a metodologia avaliativa prevê um sistema de pontuação para classificar e atribuir o Selo aos parceiros da rede de atendimento do órgão.

Os principais pontos da avaliação estão as ações de facilitação ao ambiente de negócios, gestão, oferta de soluções, infraestrutura, presença digital e capilaridade.

Para facilitar o ambiente de negócios, diminuindo parte da burocracia, foi criado em Tubarão o programa “Tubarão Mais Fácil”. O programa foi sancionado através da Lei Complementar 198 de 10 de setembro 2018, que institui: “o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado aos pequenos negócios no âmbito do Município, em conformidade com as normas gerais previstas no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e suas atualizações”.

A agente de desenvolvimento do município Josiane Linhares, destaca as parcerias desenvolvidas: “Com uma ampla agenda de ações vamos desenvolvendo parcerias com entidades e com os setores produtivos, para alavancar a economia do município de Tubarão”, destaca Josiane.

Outra agente de desenvolvimento, Adriana Caporal, pontua a utilidade das ações: “São ações para auxiliar o desenvolvimento econômico, capacitando, gerando emprego, aumentado a renda das empresas e fomentando a economia local”, relata Adriana.

“Temos desenvolvido uma série de realizações e programas que fazem parte do Tubarão 180º para chegar à condição de melhor cidade do Brasil para se viver até o ano de 2050. E esse selo nos mostra que estamos no caminho certo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Giovani Bernardo.

Confira as ações desenvolvidas:

– Evento Prefeitura Parceira, onde ocorreram capacitações para os empreendedores que desejam vender para o município;

– Linha de Créditos Sem Juros (CREDIUP), que tem por objetivo possibilitar o acesso ao crédito, incentivando a geração de emprego e renda, em especial aos Microempreendedores Individuais (MEI’s) e empreendedores de Microempresas (ME), por intermédio da concessão de subsídio financeiro, pelo Município, conforme prevê a Lei Complementar Federal nº 123, de 2006;

– Semana do Mei, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de maio. Foram ofertadas oficinas, consultorias e orientações, e também foi realizada uma assistência sobre o “Regulariza MEI”, e orientações em várias áreas durante a semana, como a palestra “Mei na Prática”, rodadas de negócios e palestra “Boas Práticas na Fabricação de Alimentos”;

– Sala do Empreendedor Itinerante, onde aconteceram atendimentos e consultorias na Caravana do Emprego e Feira Casa Pronta;

– Estandes no Innovation Summit, onde alguns empreendedores que se destacaram tiveram a oportunidade de expor seu negócio no evento.