Diretores e presidentes de APP recebem orientação sobre gestão escolar
Diretoras das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil (CEI) e presidentes das Associações de Pais e Professores (APP), das respectivas unidades escolares, participaram na semana passada da primeira reunião financeira do ano.
Durante o encontro, organizado pelo setor de Programas e Convênios do Governo Federal, da Fundação Municipal de Educação (FME), foram abordados diversos assuntos, todos voltados ao planejamento e à gestão escolar.
Administrar os recursos financeiros da escola requer organização, responsabilidade e transparência. “A gestão dos recursos públicos é regulada por leis federais de direito financeiro. Por isso, promovemos esses encontros para dirimir todas as dúvidas e mostrar que o presidente da APP também tem um papel importante nesse processo”, explica a assessora da FME, Edna Maria Mathias Silva.
Uma gestão financeira bem feita permite que a escola consiga controlar suas contas a pagar e a receber. “Esse planejamento deve ser feito de forma conjunta, por isso, a participação dos membros da APP é fundamental. No encontro, ficou bem claro, quanto o presidente e demais membros da comunidade escolar podem colaborar para que os recursos sejam aplicados da melhor maneira possível. A reunião foi muito esclarecedora”, atesta da diretora do CEI Borboleta Azul, Cláudia Lopes de Souza da Conceição.
A implantação do Planejamento Participativo na Escola (PPE) também foi discutida no encontro. Por meio dele será possível planejar as ações e estabelecer prioridades, resultando na melhor aplicação dos recursos financeiros na escola.
Fonte: Decom/PMT