Nova Ponte: Sondagem é apresentada
A empresa responsável pela sondagem da nova ponte, que será construída no centro de Tubarão, apresentou os dados finais dos estudos, nesta quarta-feira (2). Estiveram presentes o prefeito Olavio Falchetti, vice-prefeito Akilson Machado, secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, secretário de Urbanismo Vânio de Freitas, secretário de Infraestrutura Nivaldo Toneli, secretário de Gestão Ricardo Alves, secretário de Governo Matheus Madeira e superintendente geral da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) Michel Szymanski.
O engenheiro civil Ivan Rodrigo Warcken Berticelli, responsável pela sondagem da obra, explica que o trabalho foi realizado dentro do esperado. “Nós realizamos duas sondagens mistas nas possíveis cabeceiras para identificar os solos de fundação da futura ponte. Uma das coisas que nós buscamos foi saber onde estava a rocha e que tipo de material antecedia a rocha. Depois da sondagem nós percebemos que existe uma camada de média de 30 metros de solo de baixa resistência, para depois encontrarmos um solo de fundação adequado para execução da ponte”, detalha Ivan.
O secretário de Infraestrutura do município, Nilvaldo Toneli, afirma que a sondagem é muito importante para o início de qualquer. “Todo projeto de uma obra de arte como essa é necessário que se faça sondagem para que possamos fazer o cálculo estrutural das fundações. Nós temos a responsabilidade de executar um projeto importante para nossa cidade baseada em todos os estudos necessários para garantir a segurança da obra e da nossa população”, afirma Nivaldo.
A sondagem ainda servirá para futuros estudos e ações realizadas pela secretaria de Defesa Civil. “O trabalho que solicitamos para empresa foi para ver a estabilidade das encostas dos taludes do rio. Nós imaginamos que existe uma fragilidade neste material. Nós sabemos que as margens foram praticamente todas reconstruídas após a tragédia de 74”, comenta o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.
O secretário de Urbanismo, Vânio de Freitas, afirma que o próximo passo é finalizar o projeto para abrir o processo licitatório. “O projeto básico da ponte que elaboramos depende destes dados da sondagem para que possamos definir o tipo de fundação e encaminhar a obra para licitação”, explica Vânio.
O serviço de sondagem é primeira etapa para a construção da nova ponte, que terá como objetivo descongestionar o trânsito e melhorar a mobilidade urbana de pedestres, ciclistas e automóveis.
Saiba mais: A estrutura será localizada entre as ruas Oswaldo Cruz (Margem Direita) e Luís Pedro de Oliveira (Margem Esquerda), no bairro Dehon.
A nova ponte do Centro contará com 16,800 metros de largura, dois passeios, uma faixa para ciclovia e iluminação em duas alturas (uma para carros e outra para pedestres). A pista terá duas pistas em dois sentidos.
Fonte: Decom/PMT