Mutirão diminuirá incidência do borrachudo nas áreas rurais
Conter a incidência de borrachudos nas áreas rurais no município. Com esse intuito, será realizado um mutirão no KM 63 e na Sanga do Lajeado neste sábado (27). O evento ocorrerá da seguinte forma: a prefeitura fornece treinamento e o produto e as comunidades se organizam para aplicar o BTI (produto biológico para o controle do borrachudo).
Este trabalho vem sendo executado há três anos nas comunidades de Rio do Pouso Alto, Rio do Pouso, Sertão dos Corrêas, Areado e Linha Mesquita. Segundo as avaliações dos técnicos da secretaria e dos moradores, os resultados iniciais são excelentes. “A aplicação do BTI tem diminuído muito a infestação do borrachudo nestes meses de maior calor”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Clair Teixeira.
Nesta etapa, o município investiu mais de R$ 40 mil na compra do produto. Junto com a aplicação são feitas ações ambientais que procuram evitar a contaminação dos córregos das comunidades. É de extrema importância que após a utilização do BTI, os moradores mantenham os córregos limpos, pois as larvas do mosquito se alimentam de matéria orgânica.
Onde encontrar o produto?
Os moradores interessados devem procurar a coordenação de agricultura para que sejam feitos os treinamentos e organizados os grupos, para posteriormente receberem o produto. Vale ressaltar que o produto só é entregue para aplicações coletivas e após o devido treinamento. A coordenação localiza-se na secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mais informações pelos números: 3621-9052 ou 3628-4302.
O que é o BTI?
É uma bactéria que mata as larvas do borrachudo. Ele é diluído em água e aplicado em toda a extensão do riacho, formando uma espuma. O produto não causa danos à saúde dos moradores.
Fonte: Decom/PMT