Primeiro caso de dengue importado é registrado
O primeiro caso de dengue importado foi notificado pelo município. Em 2016 foram registrados sete casos suspeitos, sendo 6 com resultados negativos e um positivo. Tubarão foi apenas o município de notificação. A Cidade Azul não possui nenhum caso de dengue contraído dentro do município.
O caso foi diagnosticado em um homem de 38 anos, morador do município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, que veio passar férias com a família na região. Após sentir os sintomas comumente da doença, ele procurou atendimento médico em Tubarão, tendo como suspeita a doença. Por ter realizado a consulta em Tubarão, é de responsabilidade da Vigilância Epidemiológica do município encaminhar a coleta para análise em Florianópolis, onde foi confirmado a doença.
Saiba mais: Em Tubarão o Programa de Combate às Endemias fiscaliza atualmente 323 armadilhas que são visitadas a cada sete dias, entre eles, 61 pontos estratégicos como borracharias e cemitérios. São chamados de “Casos importados” quando a pessoa é contaminada em outra cidade.
Nos primeiros meses de 2016, um foco do mosquito Aedes Aegypti foi encontrado em Tubarão, no bairro Vila Esperança.
Aedes Aegypti: O mosquito é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, é importante que o cidadão se atente aos possíveis criadouros, espaços com acúmulo de água, vasilhames com água para os animais devem estar sempre limpos, verificar se a caixa d’água está bem fechada, manter a calha limpa e usar a consciência na hora de descartar o lixo, pois uma embalagem, por exemplo, pode ser um criadouro para o mosquito.
Como denunciar: Denúncias podem ser realizadas para o Programa Municipal de Combate às Endemias através do telefone: 8477-7960/ 3632-8731.
Fonte: Decom/PMT