Pancadas de chuva estão previstas para o fim de semana
A previsão do tempo divulgada pelo Ciram/Epagri indica que nos próximos dias devem ocorrer pancadas de chuva em maior parte do estado.
Para esta quinta-feira (23), a previsão meteorológica indica grande presença de nuvens em todas as regiões. No Litoral, especialmente Norte e Vale do Itajaí é prevista chuva fraca. No Oeste e Meio-Oeste podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite.
Para a sexta-feira (24), a previsão é de chuva persistente e volumosa no Litoral do estado, especialmente na madrugada e manhã, com total diário de 50 a 70 mm de chuva. No Oeste e Meio Oeste podem ocorrer pancadas de chuva também durante a madrugada e manhã. No Planalto Norte e Vale do Itajaí estão previstas pancadas de chuva a qualquer horário do dia. No Oeste e Norte do estado as chuvas mais volumosas ocorrem principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.
O órgão de previsão meteorológica do governo do estado alerta totais elevados de chuva no Litoral, com pontuais que podem superar os 70 mm. Ventos mais intensos no Litoral (50 a 70 km/h), especialmente na área de mar do Litoral Norte e Grande Florianópolis também estão previstos. Mar agitado oferece risco à navegação e atividades de pesca.
No sábado (25), ainda pela madrugada e manhã no Litoral pode chover com volumes menores em relação à sexta-feira. Nas demais regiões, haverá presença de sol.
Domingo (26) e segunda-feira (27), o sol estará presente com momentos de maior nebulosidade e temperatura em elevação.
Recomendações: A secretaria de Proteção e Defesa Civil apresenta algumas recomendações importantes em caso de alagamentos e deslizamentos de terra:
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Evitar a proximidade de crianças a rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas as residências, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione órgãos responsáveis.
Qualquer ocorrência deve ser comunicada Àa secretaria de Proteção e Defesa Civil municipal, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Fonte: Decom/PMT