Fundação inicia a Semana de Formação Continuada
Atualmente a sociedade exige uma educação comprometida com mudanças e transformações. Uma educação, sobretudo, que integre os desafios que atualmente ocorrem na escola relacionados à formação do professor. Pensando assim, iniciou nesta segunda-feira (20) a Semana de Formação Continuada no município. A abertura contou com a palestra “A Construção do Conhecimento” ministrada pelo professor doutor Paulo Afonso Ronca. Neste primeiro encontro, mais de 400 educadores participaram.
Durante cinco dias de formação continuada serão oferecidas além desta, outra palestra: “A Saúde do Profissional de Educação Segundo a Perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa”. Ainda ocorrerão duas oficinas: “Biodanza: Trabalhando a Mente e o Corpo” e “Propostas Pedagógicas do Ensino da Arte na Escola” e serão apresentados também o Workshop da Educação Integral, bem como os minicursos: “Entre o passado e o presente: reflexões em torno da prática pedagógica na Educação Infantil”, “As avaliações Externas: ANA e Prova Brasil” e “Diretrizes Curriculares Nacionais e o Planejamento na Educação Infantil” e o CINEDUC – Cinema Educacional.
A Formação Continuada tem um papel fundamental na prática pedagógica do professor, pois os momentos de formação levam os profissionais da educação a uma ação reflexiva. A formação do professor é fator imprescindível para que a escola consiga alcançar melhores resultados, pois ele poderá adotar, em sua prática cotidiana, uma postura que auxiliará o aluno no desenvolvimento da aprendizagem.
O segundo dia de Formação Continuada ocorre nesta terça-feira (21) a partir das 8 horas no Espaço Integrado de Artes da Unisul. Neste dia será apresentada a palestra: “A saúde do professor na perspectiva integrativa da Medicina Tradicional Chinesa – MTC”, com o professor Roberto Pacheco e com o curso “Música na Escola”, com Vera Lúcia Garcia Vianna.
Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT