Equipe da Funat participa de reunião sobre a Semana do Lixo zero
Tubarão tem se tornado referência no conceito lixo zero e para continuar desta forma, representantes do município estiveram em uma reunião sobre a Semana do Lixo Zero. Participaram do encontro no Rio de Janeiro, na sexta-feira (26), o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) Guilherme Bressan e a coordenadora Renata Porto Morais.
A ida ao Rio de Janeiro serviu como referência e motivação para aquelas cidades que ainda não participam do evento. A Semana Lixo Zero em Santa Catarina será celebrada em 12 cidades. No Brasil serão nove capitais e cerca de 15 cidades do exterior também vão participar da mobilização.
Na reunião, foram realizadas algumas dinâmicas em que todos os municípios apresentaram suas ideias e logo foi elaborado um planejamento com o objetivo de que cada cidade execute o seu trabalho dentro de um mesmo padrão ou referência, e sempre englobando os temas: relação do consumo consciente, segregação e destinação dos resíduos sólidos nas cidades e o desenvolvimento do empreendimento sustentável.
Este foi o segundo encontro deste ano sobre o tema. O primeiro foi realizado em março deste ano na cidade de Florianópolis, e em breve será realizado em Tubarão, o Café com Atitude. A reunião local ocorrerá no dia 14 de julho e contará com todos os parceiros envolvidos nesta semana especial.
No ano passado, a Semana Lixo Zero contou com cerca de 40 eventos na cidade e a participação de 30 entidades, como exemplo a AREA-TB que promoveu um seminário com a classe sobre o tema da semana e a coleta de medicamento em desuso ou vencidos.
O que é a Semana Lixo Zero:
A Semana Lixo Zero parte do princípio de empoderamento das instituições públicas e privadas para que cada entidade estabeleça a sua prioridade de ação a ser realizada no seu setor de abrangência. As atividades são realizadas na última semana de outubro e em Tubarão ela está prevista em lei, apresentada durante a Semana Lixo Zero de 2014.
Fonte: Jean Cardoso/Decom/PMT