Tubarão recebe 6º Seminário Nacional de Inovação

Com o tema Inovação e empreendedorismo, uma palestra foi a atração do 6º Seminário Nacional de Inovação, que aconteceu no Espaço Integrado de Artes (Bolha) na Unisul, nesta quarta-feira (27).

A palestra foi ministrada por Jorge Nícolas Audy, mestre pela PUC/RS. Ele abordou diversas situações atuais do país com relação à inovação, à ciência, à pesquisa e ao desenvolvimento (P&D). O Brasil atualmente está em 58ª posição no ranking indicador de país que investe em P&D e na 13ª posição no ranking de produção científica.

O palestrante fez uma comparação do que é produzido na Amazônia com o que é criado no país. Ele acredita que como a produção de riquezas da Amazônia pode acabar, o Brasil precisa se planejar o quanto antes, na questão de criação de ideias inovadoras, voltadas à ciência, pesquisa e desenvolvimento.

Além disso, Jorge fez uma comparação de nosso país com o Canadá, ele destacou que demoraríamos 20 anos para chegar ao nível daquele país em número de doutores formados.

“O Brasil tem uma política de inovação e Tubarão está inserido nela. Estamos aqui com uma possibilidade que está sendo oferecida pela visão de oportunidade de que a economia da região pode se modificar e ser diferente. Uma economia mais próspera, mais rica e que possa trazer melhores salários. A inovação pode atrair pessoas com maior capacidade de pensar e qualifica melhor os recursos humanos e consequentemente eleva o desenvolvimento da cidade” , destaca o coordenador do Seminário, Paulo Roberto Boff.

“Isto é um presente de aniversário nos 145 anos, que Tubarão está recebendo. A inovação está no nosso plano de governo desde muito antes do seminário acontecer. A nossa ideia sempre foi transformar a cidade de Tubarão num centro de excelência e inovação e tecnologia. Um dos maiores exemplos é a construção do Centro de Inovação que está sendo construído no bairro Revoredo, que está com 30% das obras finalizadas. O seminário tem como objetivo unir a iniciativa privada, a universidade e o governo de Tubarão, e com isso faz com que todos nós demos um salto de excelência para a inovação e tecnologia em nossa cidade”, ressalta o prefeito de Tubarão Olavio Falchetti.

O evento ainda contou com a apresentação musical do grupo folclórico Ladin del Poi Che Bala, de Beluno, da Itália.

O grupo está em turnê por cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo Tubarão. Ao todo, 20 pessoas participam das apresentações. O grupo surgiu em 2000 e se firmou a partir de 2002, no Villadi del Pói, um bosque que une os territórios geográficos de três cidades, na Itália. Além da música e do canto, outra característica marcante do grupo é a utilização dos trajes que representam os costumes locais.

 

Fonte: Jean Cardoso/PMT