HPV: Campanha será intensificada neste ano

A campanha contra o HPV inicia na próxima terça-feira (10). Neste ano, a vacinação será destinada para meninas de 9 a 11 anos e a população feminina soropositiva, na faixa etária de 14 aos 26 anos, também tem direito a dose. O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus Humano. Hoje, existem mais de 100 tipos de HPV e alguns deles podem causar câncer.

O público-alvo da campanha deste ano são meninas de 9 até 13 anos, 11 meses e 29 dias. Esta primeira dose será disponibilizada nas unidades escolares. Os pais ou responsáveis que não são a favor da administração da dose devem assinar o termo de recusa, que será entregue dias antes da ida dos profissionais de saúde nas unidades escolares.

Depois de administrada a primeira dose, a adolescente deverá retornar após seis meses na unidade de saúde, para a aplicação da segunda dose. Outro reforço é necessário cinco anos depois da primeira aplicação.

A população feminina soropositiva, com idade entre 14 e 26 anos, devem receber a dose também. Para isso, é necessário uma declaração de um médico ou enfermeiro de serviços que atendam pacientes HIV/AIDS, prescrição médica ou receituário de uso de antirretroviral. Este documento deverá ser apresentado no ato da vacinação. O esquema vacinal para mulheres soropositivas é diferente: depois da primeira dose é necessário um reforço em dois meses, e a terceira dose, seis meses depois da primeira.

Todas as unidades de saúde com salas de vacina poderão administrar a dose: Bom Pastor, São Martinho I, São Martinho II, Vila Esperança, Revoredo, São Luiz, Congonhas, São Cristóvão, Fábio Silva, Sertão dos Corrêas, Mato Alto, KM 60, Caic, Morrotes e Sais; e as Policlínicas de Referência: Beck e Central.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT