Alagamentos dificultam ações do município
Com as intensas chuvas da madrugada desta quarta-feira (21), foram registrados alguns pontos de alagamento. Segundo dados da secretaria de Proteção e Defesa Civil, os índices de precipitação variaram de 14,6 mm no Rio do Pouso até 52,8 mm no Sertão dos Corrêas.
“Com este volume de chuva em pouco tempo, o pico da chuva foi das 5h10 às 6h30, e o solo já estando saturado pelas chuvas dos dias anteriores, somados a redes de drenagem subdimensionadas, os alagamentos acabam ocorrendo”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.
Em média, os pluviômetros instalados em bairros e comunidades registraram chuvas em torno de 40 mm. No acumulado do mês, os valores ficam por volta de 142 mm.
Com a ocorrência dos alagamentos na Vila Moema, Oficinas, Dehon, Humaitá e região da avenida Pedro Zapellini, desde as 7h, equipes do município, por meio da secretaria de Infraestrutura, realizam trabalhos de limpeza e manutenção em bueiros, caixas de passagem, canais e valos que fazem parte das redes de drenagem para facilitar a vazão da água. Ressalta-se que os serviços de limpeza são realizados constantemente pelo município, porém, em alguns casos, onde há construções e depósitos de lixo irregulares, as atividades de manutenção são prejudicadas. As chuvas desta noite permitiram a identificação de novos obstáculos nas redes de drenagem. “Até construções sob a rede pode ser evidenciada com as chuvas”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil.
Índices de chuva por comunidade com pluviômetro
Campestre: 32 mm
Vila Moema: 31 mm
Bom Pastor: 46 mm
Dehon: 43,6 mm
São Cristóvão: 41,4 mm
Sertão dos Corrêas: 52,8 mm
Congonhas: 42,4 mm
Rio do Pouso: 14,6 mm
Chuva na região segundo dados de estações hidrológicas:
Orleans: 13,8 mm
São Ludgero : 20,6 mm
Braço do Norte 22,8 mm
Jaguaruna 20,6 mm
Laguna 7,6 mm
São Martinho 4,4 mm
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT