Reunião faz balanço da Semana do Lixo Zero

Um balanço sobre as atividades realizadas durante a Semana do Lixo Zero em Tubarão. Este foi o tema de uma reunião realizada no dia 16, na na Fundação Municipal de Meio Ambiente. O encontro contou com a participação do Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, do diretor-executivo do Instituto, André Montagna e o diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan. Na oportunidade, eles discutiram como será feito o planejamento da próxima Semana do Lixo Zero.

A semana ocorreu entre os dias 1º e 8 de novembro, com a participação direta de 1,2 mil pessoas, além de um número superior, de forma indireta. Na programação da semana foram realizadas palestras e oficinas com a temática dos resíduos sólidos, e também reuniões, como a do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) da Associação dos Catadores, onde foi discutida a criação da cooperativa.

Ainda durante a Semana do Lixo Zero foram coletados óleo de cozinha e remédios vencidos ou em desuso. Segundo dados da Afubra, responsável pelo recolhimento do óleo de cozinha, foram arrecadados 703 litros. “Levando em consideração que 1 litro de óleo polui 1 milhão de litros de água, teoricamente foi-se evitado a poluição de mais de 700 milhões de litros de água”, observa Guilherme.

Outro evento importante da Semana Lixo Zero foi o 5º Mutirão da Limpeza do Rio Tubarão, que resultou na coleta de 3.270 quilos de materiais recicláveis e 6.880 quilos de materiais não-recicláveis, totalizando 10.150 quilos.

“A Semana Lixo Zero faz parte do projeto Tubarão Rumo Ao Lixo Zero 2030, que tem como conceito principal a não destinação dos resíduos sólidos para os aterros e afins. Já a Semana Lixo Zero tem objetivo de estabelecer metas de consumo consciente e maior segregação possível dos resíduos gerados, em todas as atividades humanas e cadeias produtivas, no sentido de encaminhar o mínimo possível aos aterros sanitários ou incineradores”, afirma Guilherme

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT