Mulheres Mil forma turmas
Quatro turmas do Mulheres Mil do curso de Reciclador receberam os certificados de conclusão neste sábado (29). Esta foi a primeira formatura realizada na sede do campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina, cujas obras foram concluídas recentemente.
Ao todo, 60 mulheres finalizaram a formação oferecida pelo IFSC dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). As aulas foram realizadas em três bairros de Tubarão: Morrotes, Passagem e Fábio Silva e em Capivari de Baixo. O curso contou com a parceria das duas prefeituras.
Carla Helena Delfino é recepcionista e este é o segundo curso que ela realiza pelo IFSC. “Fiz o primeiro curso do Mulheres Mil também, o de Zeladoria e agora terminei o de Reciclador. Quero fazer mais cursos ainda. O Mulheres Mil mudou a minha vida. Sou outra pessoa agora. Posso dizer que renasci e tenho muitos planos para o futuro”, conta entusiasmada.
O curso tem por objetivo, capacitar a atuação das mulheres no beneficiamento de materiais reaproveitados como matéria-prima para novos produtos, auxiliando na gestão do lar e incentivando a geração de renda.
O prefeito Olavio Falchetti participou da formatura e elogiou as mulheres por participarem do curso. “Este programa é fantástico. Ele transforma as pessoas que participam. Temos que agradecer a vinda do IFSC porque são iniciativas como esta que nos ajudam a construir o edifício social, que é a educação, o social, a cultura e o esporte. Uma cidade se faz com o edificio estrutural, com obras, com estradas, mas também se faz com o edifício social”, afirma o prefeito.
A diretora do campus do IFSC, professora Rita de Cássia Flôr, agradeceu o apoio dos professores, dos servidores e das prefeituras, especialmente dos Centros de Referência em Asssitência Social (CRAS) e das escolas que cederam os espaços para a realização das aulas. “O Mulheres Mil é um programa muito importante para o IFSC de Tubarão. Foi o primeiro curso que lançamos, isso quando ainda nem tínhamos começado a construir a sede e agora, é também o primeiro curso que tem uma formatura na sede. Se tivermos as parcerias, vamos continuar a oferecer mais cursos pelo Mulheres Mil”, relata Rita. A previsão é de inaugurar oficialmente o campus em fevereiro ou março de 2015.
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT