Tubarão ganha nesta quinta-feira (16) duas salas de cinema alternativo

Os tubaronenses ganham nesta semana dois importantes espaços para a difusão cultural. Serão inauguradas no município, nesta quinta-feira (16), duas salas de cinema do projeto “Cineco”, uma na escola João Paulo I (CAIC) e outra no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

O Cineco é um cinema alternativo idealizado pela Rede Educare para proporcionar lazer, além de transmitir a arte cinematográfica para pessoas e lugares com pouco acesso ao cinema. Além das mostras convencionais de filmes, o Cineco pode ser usado também por professores no desenvolvimento de propostas pedagógicas, já que sua estrutura contempla um acervo com 200 DVDs com títulos atuais, dos gêneros educativos, animações, clássicos, estrangeiros e documentários e ainda diversos livros sobre cinema.

Uma das características mais marcantes do projeto refere-se à estrutura física que utiliza material reciclado, daí a designação de cinema ecológico. Em Tubarão, o projeto foi viabilizado graças à iniciativa e patrocínio da empresa Hydra, da divisão Deca, unidade de negócios da Duratex.

Por meio da parceria, a prefeitura cedeu os espaços e a Hydra dotou os locais com estrutura completa de cinema digital, com equipamentos modernos de som e imagem, poltronas e cortinas de black-out, transformando-os em um cinema de verdade.

O Cineco leva, gratuitamente, a magia e o encantamento do cinema para pessoas que, muitas vezes, nunca presenciaram a exibição de filmes na telona e assim promove a difusão da arte cinematográfica. Em todo o país, o projeto tem sido um importante equipamento veiculador de obras para públicos com acesso restrito a bens culturais.

Serviço – No colégio João Paulo I, o Cineco será inaugurado às 11 horas, desta quinta-feira. Depois de inaugurado, a exibição dos filmes acontecerá de acordo com cronograma a ser montado pela escola. Já o espaço que ficará no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick será inaugurado nesta quinta, às 15 horas, e na estreia serão apresentados três curtas-metragens: Presto 2008, Dia e Noite e LaLuna, curtas da Pixar-Disney, totalizando 75 minutos de história.

Fonte: Adriana Oliveira/PMT