PSE orienta alunos de 4° a 8° série nesta terça-feira (16)
Mais de 100 crianças e adolescentes participaram de atividades de prevenção de doenças, nesta terça-feira (16), na EMEB São Judas Tadeu. A organização é do Programa Saúde na Escola (PSE).
O tema abordado foi sexualidade e o assunto foi selecionado de acordo com cada faixa etária, sem ultrapassar o limite de desenvolvimento dos alunos. “Muitas crianças aprendem, de forma errada, e com pessoas desorientadas, a lidar com certos assuntos, enquanto poderiam aprender de forma educativa, por isso é necessário esse acompanhamento desde cedo”, afirma a enfermeira do Provab/PSE, Priscila Berkenbrock Círico.
As ações do PSE são divididas em semestres, portanto, a cada seis meses um novo ciclo se inicia, e novos alunos são orientados. Neste ciclo (08/2014 – 08/2015), mais de 40 unidades escolares estão em acompanhamento.
Entre as ações desenvolvidas através do programa está a antropometria (peso e altura), acompanhamento do calendário vacinal, saúde bucal, saúde ocular, promoções e prevenções de educação em saúde e capacitações profissionais. “Nós precisamos da conscientização dos pais, para apoiar as ações da saúde em conjunto com as escolas”, destacou a enfermeira do Provab/PSE, Greyce Oenning Baggio.
Aproveitando a oportunidade, as crianças a partir de 10 anos, e adolescentes até 19 anos, receberam a caderneta do adolescente. Nela é possível acompanhar as vacinas, além de disponibilizar dados em relação à evolução em cada faixa etária. “A caderneta possui informações de acordo com a idade, amparando os responsáveis no que deve dizer em cada etapa da vida de acordo com o crescimento da criança e do adolescente”, explica a enfermeira do Provab/PSE, Rosiane Alves Firmino.
Nesta semana, outras escolas serão atendidas pelas profissionais. Confira a agenda:
17/09: EMEB João Hilário
18/09: EMEB Francelino Mendes
19/09: EMEB Professor Cleto da Silva
19/09: CEI Anjo da Guarda
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT