Bairro Morrotes recebe o Programa de Drenagem Urbana Sustentável
O grupo de idosos do bairro Morrotes participou de uma atividade diferente na tarde desta terça-feira (26). O Salão Paroquial Morrotes, onde é realizado o encontro semanal do grupo, foi palco de uma palestra realizada pelo Programa de Drenagem Urbana Sustentável. O projeto técnico social da obra de macrodrenagem é uma parceria da Fundação de Desenvolvimento Social com a Fundação de Meio Ambiente (Funat).
Dicas de como realizar o descarte correto dos lixos realizando a separação dos lixos orgânico e seco; e como é realizada a coleta coletiva na comunidade, foram algumas das orientações passadas aos idosos pela Coordenadora Ambiental da Fundação de Meio Ambiente (Funat) Renata Porto e pelo graduando em Engenharia Ambiental, estagiário da fundação, Gustavo Larroyd Fernandes. “Levar informação para a comunidade e melhorar a qualidade de vida dos moradores são alguns dos objetivos da palestra. Assim tornaremos multiplicadores de boas ações dentro da comunidade”, afirma Renata.
De acordo com a participante do grupo de idosos Angelita Campos, as dicas repassadas serão colocadas em prática. “Todas as orientações que nós aprendemos hoje eu iriei ensinar para minha família e principalmente para os meus netos mais novos. As crianças serão o futuro do nosso meio ambiente e é de extrema importância que elas aprendam a cuidar da natureza já desde pequenos”, afirma a idosa.
O projeto técnico social é uma exigência da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela liberação dos recursos, e possibilita levar informações aos moradores dos bairros de abrangência da obra de que haverá impactos, porém, os benefícios serão maiores.
Macrodrenagem: A obra da macrodrenagem foi retomada no início de novembro de 2013. O serviço havia sido suspenso em janeiro de 2013 para que fossem feitas avaliações em relação ao contrato e correções no andamento das atividades. A macrodrenagem beneficiará aproximadamente 28 mil habitantes dos bairros Morrotes, Dehon, Humaitá e Centro. O objetivo é prevenir a ocorrência de enchentes e alagamentos, com a colocação de caixas de ligação e passagem de água, e a construção de galerias.
Fonte: Tayná Rosick/PMT