Tubarão recebe nesta quarta-feira (14) o X Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina
Tubarão recebe nesta quarta-feira (14) o X Seminário Estadual de Sistema de Ensino de Santa Catarina. O evento acontece, a partir das 9 horas, no teatro da Arena Prefeito Estêner Soratto da Silva.
O seminário é uma realização do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Prefeitura Municipal de Tubarão. Durante o dia serão realizados palestras e apresentações que têm por objetivo promover a interação entre o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, os Conselhos Municipais e Secretarias Municipais de Educação tratando das diretrizes, desafios e potenciais da educação, para melhorias na qualidade de Ensino no Estado, que é considerado referência nacional.
Sistema de Ensino é a forma de como se organiza a educação regular no Brasil. Essa organização se dá em sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nesta edição do seminário o destaque ficará por conta dos debates sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e especificamente sobre a proposta da BNCC para a Educação Básica em Santa Catarina.
São esperados para o seminário mais de 300 pessoas, entre representantes de secretarias municipais de Educação, conselhos municipais de Educação e professores de várias partes do Estado. Neste evento, a presidente da UNDIME Patrícia Lueders será representada pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva.
“Ao idealizar este evento, a partir da aprovação da temática, imediatamente somos estimulados a buscar boas práticas, boas iniciativas, bons resultados, bons exemplos que precisam ser difundidos e valorizados. Aí, todos os caminhos nos levavam, e nos trouxeram a Tubarão, atraídos pela administração de Joares Carlos Ponticelli que ecoa por Santa Catarina como exemplo em todos os aspectos, mas com destaque para a Educação – que não poderia ser diferente na gestão de um prefeito / professor”, afirma o presidente do conselho, professor Osvaldir Ramos.
Durante o seminário será feita a entrega do diploma do Prêmio Mérito Educacional ao prefeito Joares Ponticelli, que é professor de carreira. O prêmio Mérito Educacional é concedido ao profissional da Educação em reconhecimento como principal agente na melhoria da qualidade, entendendo que as soluções assim traçadas pelos premiados superam, em muitos dos casos, as limitações das instituições públicas e a condição dos estudantes excluídos do acesso a bens culturais.
“Há de se ter liderança para manter este processo de aprimoramento constante, pois nada funciona sem uma liderança disposta a mudar a realidade”, destaca o prefeito Joares.