Tubaronenses relatam vivência com obras de saneamento

Obra pode ser considerada um sinônimo de transtorno em casa, no trabalho, na rua ou na escola. Seja uma pequena reforma ou grande construção. Independente dessas variações, dos melhores planejamentos ou investimentos.

 

 

Nesse contexto, a cidade de Tubarão vivencia obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, e tem hoje 30,4% do município atendido com esse serviço. Com isso, as famílias beneficiadas podem evitar que mais de 160 milhões de litros de esgoto, por mês, sejam despejados na natureza.

 

 

Com a continuidade das obras de implantação de redes de coleta de esgoto, executadas pela Tubarão Saneamento, logo, mais pessoas serão atendidas. É o caso das famílias que residem nos bairros de Oficinas e Santo Antônio de Pádua. Depois, as obras seguem para outros bairros, até atender amplamente aos tubaronenses.

 

 

De acordo com a Janice Zapelini Piuco, que é moradora do bairro Santo Antônio, as obras começaram na frente da casa dela há aproximadamente dois meses. Nesse período, ela conta que tem convivido com barulho e poeira. Apesar disso, Janice prevê um retorno ambiental. “Vai ser para o nosso bem. A obra vai trazer um benefício muito grande para o meio ambiente e o desenvolvimento da nossa cidade”, completa.

 

 

Já para Jefferson do Carmo Prudêncio, que é morador do bairro Oficinas, esta é a segunda vez que convive com este cenário. A primeira delas foi em frente a escola onde trabalha e, agora, a obra chegou em frente a casa dele. “Toda obra tem seu ônus e bônus. O trânsito fica ainda mais complicado, porém, esse serviço é uma necessidade, o esgoto vai parar de ir para o nosso rio”, conta.

 

 

Para Rosana Bitencourt Rosendo Mendonça, sempre há o que melhorar quando o assunto é logística e planejamento desse tipo de trabalho. “Mas quanto ao relacionamento com os trabalhadores, sempre somos recebidos com muita educação. Sobre o dia a dia, em frente às nossas casas, não temos nada para falar. E, por fim, sabemos que precisamos passar por esse transtorno que é uma obra, para o bem da natureza e da nossa qualidade de vida. Mas até lá, nós precisamos enfrentar um pouco de dificuldade sim, e isso faz parte”, afirma.

 

 

A Tubarão Saneamento realiza diversas iniciativas para que os moradores sintam o menor impacto possível durante as obras. “Compartilhamos com o Waze e o Google Maps todos os locais onde estamos com frentes de trabalho, para que o motorista possa buscar uma rota alternativa. Além disso, usamos placas de sinalização e sempre notificamos os moradores da rua, com antecedência, sobre o início das obras”, explica o diretor da Concessionária, André da Silva.

 

 

A Concessionária também está investindo no sistema de água da Cidade Azul. São mais de R$ 8 milhões para obras em 25 quilômetros de rede, com o objetivo de melhorar e ampliar o acesso a este recurso que é indispensável, principalmente quando se fala de qualidade de vida. Neste pacote, mais de 27 mil tubaronenses, das comunidades da Madre, Congonhas, Oficinas, Caruru, São João, São Martinho e São Bernardo, serão beneficiados.

 

 

 

Fonte: Plantão Assessoria / Tubarão Saneamento