Rampas náuticas possibilitarão a prática de esportes no Rio Tubarão

A inauguração das rampas náuticas nas margens do rio Tubarão, que acontecerá nesta quarta-feira (15),  feriado municipal da padroeira Nossa Senhora da Piedade, trará para o município a presença de esportes náuticos, passando a possibilitar a aproximação da população ao rio e se apresentando como um equipamento de auxílio aos serviços de segurança pública, que possibilita o acesso de embarcações do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil. O ato ocorrerá a partir das 11 horas, na avenida Marechal Deodoro, ao lado da passarela Ângelo Antônio Zaboti.

 



A inauguração contará com a presença de remadores do Rio Grande do Sul (RS), além de esportistas da região e a presença de caiaques, canoas havaianas e stand up paddle. A participação do evento é aberta, visto que o local é para todos os tubaronenses e os amantes do esporte.

 



“O Rio Tubarão é o nosso mais belo cartão-postal. Estamos com a implantação do sistema de tratamento de esgoto, que com mais de 25% de esgoto recolhido e tratado deu nova vida ao rio. A passarela de concreto permite às pessoas poder contemplar melhor esse cenário. E, agora, as rampas náuticas que serão um local de encontro e de lazer para todos bem perto do leito do rio”, ressalta o prefeito Joares Ponticelli.

 


A ideia de que o rio pudesse possibilitar a execução de esportes no local surgiu em 2019 durante a construção da passarela Ângelo Antônio Zabot. Após o grupo formado por Alexssandro Demathe, Marcos Giraldi, Guilherme Nunes Bressan e Rodrigo Althoff Medeiros apresentarem a ideia ao prefeito Joares Ponticelli, foi realizado um projeto pelo Escritório Modelo de Arquitetura da Unisul (EMAU) sob a coordenação do professor Jony Coelho e Rodrigo Althoff, como coordenador do curso de arquitetura.

 



Após o start oficial, o grupo organizou o Remando pelo Rio Tubarão, nos dias 20 e 21 de julho de 2019, com a entrega simbólica do Remo Tubanharô ao diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte Luiz Ernani Buerger. Com o passar do tempo, o projeto inicial teve algumas alterações para melhor adaptação, trazendo um equipamento mais funcional aos tubaronenses.

 


“Por conta da pandemia, a busca por espaços e atividades ao ar livre tem se tornado crescente, fazendo com que o potencial para esportes náuticos no rio seja muito alto, principalmente pela grande aderência de praticantes no município, que anteriormente não podiam utilizar o rio para este meio por falta de uma estrutura de acesso. Com esta obra, surge a possibilidade dos esportistas optarem em usar o rio como lugar de treino, onde poderão aprimorar as técnicas ou simplesmente realizar uma atividade física. No local, praticarão esportes náuticos remadores pescadores, remadores esportistas ou aqueles que remam apenas por lazer. Um espaço importante para o encontro de pessoas tem interesse no uso do rio como local de saúde”, explica Alexssandro Demathe, um dos idealizadores do projeto.

 


As rampas, uma em cada margem, foram construídas pela Tubarão Saneamento, concessionária dos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário, como ação compensatória acertada junto à Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR), por conta da implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto.

 


A estrutura da margem direita tem 15 metros de largura por 25 de comprimento e é destinada ao acesso de veículos para embarque e desembarque de equipamentos como barcos e motos aquáticas (jet ski). No lado oposto, a rampa é um pouco menor, com 15 metros de largura com 15 de comprimento, e conta com uma escadaria, apropriada para pedestres e a utilização de equipamentos manuais como caiaques.
Atualmente, com as obras já finalizadas, pode-se observar a aceitação da população, já que o local recebe muitas pessoas nos finais de semana, obra que vai muito além de um espaço para esportes náuticos, tornando-se um lugar para estar com a família, amigos e a natureza.