Tubarão é case de sucesso do programa Cidade Empreendedora em evento na Capital

A participação de empreendedores locais nas licitações para fornecimento de vários produtos para a prefeitura de Tubarão foi apresentada, nesta quinta-feira (2), como case de sucesso do programa Cidade Empreendedora, no Fórum Estadual de Secretários e Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado em Florianópolis. A ferramenta implantada em 2018 e que ajudou a fortalecer a economia tubaronense foi apresentada pelo prefeito Joares Ponticelli.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo e a chefe de Gabinete do Prefeito Kércia Cardoso Menegaz também estiveram no evento. A programação foi elaborada a partir dos conceitos que norteiam a atuação do terceiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora, que são cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. A desburocratização, a gestão pública eficiente e a inovação na gestão pública foram alguns dos temas apresentados no debate nos dois dias do fórum.

 

“O Cidade Empreendedora está presente em 72 cidades de Santa Catarina e como Tubarão foi uma das primeiras a participar do programa é sempre é uma referência pelas ações realizadas”, destaca o secretário Giovani.

 

A participação de empreendedores locais nos pregões, tema da apresentação do prefeito Joares, deu-se com maior destaque para o fornecimento de materiais de expediente, de limpeza, elétricos, construção, água mineral e, principalmente, gêneros alimentícios para a merenda escolar. Em 2019, o município foi o vencedor estadual da categoria Pequenos Negócios no Campo, da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, ao concorrer com o projeto “Fomento da agricultura familiar com orgânicos para a merenda escolar”.

 

“Conseguimos criar um cenário que fortaleceu os pequenos empreendedores, entre os quais dezenas que atuam na agricultura familiar e fornecem produtos para a merenda escolar. O dinheiro acaba ficando na cidade e cria um efeito cascata que beneficia toda a economia. A iniciativa chamou a atenção de gestores de várias cidades que nos procuraram para conhecer melhor esse sistema e implantar uma iniciativa semelhante, o que nos deixou muito satisfeitos porque tudo que é bom e dá certo tem sim que ser feito em outros lugares”, ressaltou o prefeito Joares.

 


O Cidade Empreendedora é idealizado pelo Sebrae e tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios.