Imunização em Tubarão depende da ordem de chegada das vacinas
O envio de quantidades pequenas de vacinas contra a Covid-19 a partir do Governo Federal e na sequência pelo Governo do Estado faz com que o município de Tubarão não tenha como organizar e cumprir um calendário vacinal. Dessa maneira, a aplicação das doses depende da ordem da chegada das vacinas.
Até agora a Fundação Municipal de Saúde já imunizou cerca de 4.500 pessoas, entre profissionais da área da Saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência, e grupos de idosos com mais de 90 anos e com idades entre 85 a 89 anos. Nesta quarta-feira (3), acontece mais uma etapa de imunização no formato drive-thru no estacionamento do Farol Shopping, das 9 às 16 horas, para profissionais de Saúde com mais de 40 anos de idade e que ainda estão na ativa.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol, a logística de vacinação no município é organizada e divulgada apenas no momento da chegada das doses.
“A vacinação segue a ordem da chegada das vacinas. Conforme as doses chegam, mesmo que em quantidades pequenas, nós vamos atendendo os grupos prioritários. Toda semana nós divulgamos novas informações sobre a campanha de vacinação. Nós nunca divulgamos informações antecipadamente sem ter as doses. Então, não temos calendário de datas e idades específicas”, esclarece Daisson.
A vacinação de idosos com idade entre 80 e 84 anos depende da chegada de mais doses, o que pode acontecer nos próximos dias.
Ainda nesta terça-feira (2), a prefeitura de Tubarão formalizou a intenção de aderir ao consórcio público liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a possível aquisição de vacinas contra a Covid-19, além de medicamentos e outros insumos. Somente no primeiro dia da iniciativa mais de 100 prefeituras manifestaram interesse em participar do consórcio.