Comunidade aproveita dia de lazer e cidadania

Atividades de lazer, esportes e culturais e muitos serviços. Assim foi o sábado para os tubaronenses que participaram do projeto “Sesc Cidadania”, realizado pelo Sesc, prefeitura e outros parceiros no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) II, no bairro Passagem. As ações ocorreram durante todo o dia e mobilizaram centenas de pessoas.

Entre os serviços oferecidos, destaque para a área da saúde. Profissionais da Fundação Municipal de Saúde realizaram a vacinação contra a gripe H1N1, aproveitando o Dia D da campanha nacional. Além disso, conferiram a pressão arterial e realizaram testes de glicemia, pesagem e fizeram orientações nutricionais.

A área da beleza e bem estar também teve grande espaço. Quem procurou o Cras pode fazer corte de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem, sendo que o Mocnetu ofereceu maquiagem especializada para a pele negra. A moradora do bairro Passagem, Luzia Macedo aproveitou para conhecer as dicas da maquiadora integrante do Mocnetu. “Eu nunca tinha feito uma maquiagem assim, foi bem legal, a gente se sente melhor, mais bonita”, afirma Luzia.

As crianças e adolescentes puderam aproveitar diversas atividades: piscina de bolinha, cama elástica, roda de capoeira, campeonato de skate e contação de história. Os amigos Felipe Tavares de Jesus e Charles de Oliveira, ambos de 13 anos, são praticantes de capoeira há cinco anos. Eles se apresentaram com o grupo Cordão de Ouro. “Nós fazemos as aulas aqui no Cras mesmo e é muito bom. Com a capoeira não apenas fizemos amigos e praticamos uma atividade física, é muito mais do que isso”, afirma Felipe. “A gente aprende muito. Ficamos mais responsáveis e a capoeira nos ensinou disciplina”, relata Charles.

A Fundação Municipal de Meio Ambiente participou levando a mostra fotográfica sobre o Rio Tubarão. Ainda em relação ao meio ambiente, uma equipe do Sesc ensinou os visitantes a fazerem sabão caseiro reutilizando o óleo de cozinha. A Fundação Municipal de Cultura e Esporte levou professores e alunos para apresentações musicais, além da contação de histórias.

“O Cras tem como objetivo a realização de ações comunitárias, e este evento vem ao encontro disso. Uma das atividades do centro é o Programa de Fortalecimento de Vínculos e uma ação como esta reforça os vínculos da comunidade e das famílias. A intenção da Fundação é realizar eventos como este em outros centros e bairros”, afirma a diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Jane Dal-Bó Falchetti.

 

 

Amanda Menger/PMT