Serviço de radioterapia passa a ser oferecido no Hospital Nossa Senhora da Conceição
Após grande espera da região, foi inaugurada nesta segunda-feira (11) a nova ala da radioterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em solenidade que contou, inclusive, com a benção antes dos atendimentos, oferecida em conjunto pelo padre Nivaldo Ceron e pela Pastoral da Saúde e da Espiritualidade. As sessões devem iniciar na próxima segunda-feira (18), com novos pacientes que necessitam do serviço, pacientes estes que atualmente são atendidos fora do município.
Fazem parte do novo setor uma equipe multidisciplinar, composta por diversos especialistas, altamente qualificados. “Foi conseguido um recurso, junto ao estado e ao hospital, na ordem de aproximadamente R$ 135 mil / mês para o funcionamento do setor até sua homologação junto ao Ministério da Saúde, o que deve acontecer provavelmente no ano que vem; isso vai diminuir o transporte dos pacientes para Criciúma, vai facilitar o acesso da população da Amurel e do município de Tubarão, e vai trazer qualidade pois se trata de um ambiente novo e que vai possibilitar um conforto maior ao paciente”, analisa o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.
Com o início dos tratamentos, a direção da instituição vai providenciar a habilitação da radioterapia junto ao Ministério da Saúde. Assim que obtiver a habilitação, o recurso será acrescido ao valor que o ente federal repassa ao estadual, e o mesmo, por contrato, ao hospital.
Com a nova estrutura, todo o tratamento oncológico estará concentrado em um só local, desde as consultas especializadas e exames de diagnóstico até os procedimentos de quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, cirurgias oncológicas e agora a radioterapia. “O município e o prefeito Joares Ponticelli se empenharam muito nesse projeto, junto ao governo do estado, para conseguir o recurso, de modo a possibilitar o funcionamento imediato do novo setor até o momento da habilitação”, completa Daisson.
A obra faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como finalidade expandir, atualizar e melhorar a prestação do serviço aos pacientes oncológicos de hospitais regionais do país. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.
Com informações: Assessoria de Comunicação/HNSC.