Reunião define programação de jovens aprendizes do Facilita Tubarão para junho
O projeto da Central de Atendimento ao Cidadão – Facilita Tubarão, também um incentivador de geração de emprego e renda para o município, com a inclusão de jovens aprendizes na área de atendimento ao cidadão utiliza-se do Programa Tubarão Primeiro Emprego, instituído por lei municipal e que oferece uma nova perspectiva para 60 jovens estudantes.
O programa foca a capacitação, com uma carga horária destinada à educação continuada, e que estão divididas entre a estrutura pedagógica do Centro de Integração Empresa e Escola de SC – CIEE /SC e a equipe técnica do setor de gestão de pessoas do Facilita Tubarão.
O secretário de Fazenda Raphael Bianchini reuniu nesta quarta-feira (8) a equipe para a definição do percurso formativo destinado aos jovens aprendizes neste mês de junho.
A educação e a capacitação profissional têm mudado a realidade dos jovens do Programa Tubarão Primeiro Emprego. Parece clichê argumentar que o futuro da nação está nas mãos dos jovens, mas de acordo com o último censo, um quarto da população brasileira é composta por jovens em idade escolar.
Então, um quarto da população brasileira é de 53 milhões de jovens que, assim que se formam no Ensino Médio, procuram suas primeiras oportunidades de emprego, experiência esta que nem sempre é positiva, pela falta de experiência dos recém-formados. “O Programa Tubarão Primeiro Emprego desperta habilidades e saberes que são desconhecidos pela juventude, o que gera autonomia para a escolha de seu próprio caminho. A construção de saberes não é uma tarefa tão fácil, mas com estímulos, exemplos, incentivos e conhecimentos se abre um universo de opções”, defende o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.
Nesta direção a Secretaria de Fazenda, onde está vinculada a estrutura do Facilita Tubarão, tem buscado a parceria de profissionais na sociedade tubaronense, com o objetivo de estimular e incentivar os jovens aprendizes através de palestras motivacionais, mostrando que é possível vencer e migrar de uma realidade social e/ou sócioeconômica para outra, melhorando as condições da vida familiar, desde que haja vontade e determinação do indivíduo. E as ferramentas para conquistar este feito são justamente a educação e a capacitação, que formam, conjuntamente, o capital intelectual do jovem cidadão.
Para Karoline Gonçalves Waltrick, psicóloga da gestão de pessoas do Facilita, é nesse momento que jovens se deparam com novos desafios. “É com a prática que percebem seus maiores acertos, falhas e melhoram seu potencial. Capacitá-los para o futuro profissional é permitir que já entrem no mercado de trabalho mais maduros. Estamos completando um ano de atividades e já contabilizamos inúmeros resultados positivos. O projeto abre portas, melhora a autoestima, gera um sentimento de capacidade pelo aprendizado, sem dúvida, mas consolida também os sentimentos de amizade e de amor – digo isto a partir de relatos como esse de uma jovem aprendiz: ‘sou grata por vocês terem acreditado em mim’, e isso é o que fica”, relata Karoline.
A introdução da juventude na vida profissional, além de garantir uma economia mais rotativa, que se adapte continuamente, é uma forma de mudar a realidade de um jovem. E por muitos viverem em situação de vulnerabilidade social, sem um apoio de fora não iriam ter uma oportunidade de desenvolvimento.
O programa idealiza poder tornar o protagonismo de cada um deles ainda maior, de modo a trabalhar a mudança da história de vidas ainda jovens, e contribuir, assim, para um futuro melhor.
Com as palestras, assumidas por voluntários da sociedade tubaronense, o programa gera inclusão social e amplia o universo social, cultural e ético do jovem, bem como a autogestão, trabalho e cultura – pelo exemplo de vida dos palestrantes e motivação.
Abaixo, a programação de palestras, com os temas e palestrantes definidos:
Palestrante Tema
Felipe Felisbino História de vida Família
Raphael Bianchini História dos Tributos
Caio Tokarski Otimismo e Foco
Tânia Claumann Motivacional: o que seria de você se não fossevocê?
Luiz Antônio Duarte – AJET / ACIT Empreendedorismo: O que a escola não te ensina
Joares Ponticelli Motivacional: História de vida
Mauri Luiz Herdht Motivacional: Superação