Alunos da rede municipal iniciam aula de robótica no IFSC

Alunos do 8º e 9º da rede municipal de Ensino iniciaram nesta semana o “Robótica na Escola – Programando o Futuro”, oferecido pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) através de parceria com a prefeitura. Nesta quinta-feira (26), o prefeito Joares Ponticelli e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva visitaram o laboratório para dar boas-vindas aos estudantes.

 

Neste início de projeto já estão matriculados 83 estudantes. Na aula desta quinta-feira estavam jovens das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Arino Bressan e São Judas Tadeu.

 

Com essa parceria com o IFSC visando a implantação do projeto de iniciação tecnológica, com foco em programação, Tubarão reforça a preparação dos estudantes para profissões das áreas de tecnologia e inovação. Desde 2018 o município tem com o Senai uma parceria para o programa Geração 2050, que já formou centenas de adolescentes, dos quais vários já estão no mercado de trabalho.

 

Para o prefeito Joares Ponticelli, os estudantes que aceitaram participar desse curso têm uma oportunidade excelente em uma área que oferece salários diferenciados.

 

“Nesta semana visitamos o Centro de Inovação, que vai entrar em operação em breve. É o local que vai precisar de profissionais da área que vocês estão iniciando agora. Os empregos de tecnologia e inovação pagam ótimos salários e nem sempre é preciso estar na empresa, podem trabalhar de casa mesmo. Tubarão tem um futuro direcionado para a tecnologia e por isso quero que vocês aproveitem bem essa oportunidade, pois a cidade precisa formar bons profissionais nesse setor”, destacou o prefeito.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva lembrou que várias profissões foram extintas ou substituídas nos últimos anos, dando lugar a serviços executados por equipamentos de robótica e inovação.

 

“Quem vai de carro ao shopping nota que na cancela não há uma pessoa trabalhando, mas uma máquina automatizada. Muitas profissões perderam espaço para as novas profissões que vocês estão agora conhecendo. Esse é o caminho do futuro e os jovens precisam estar bem preparados”, lembrou Maurício.