Atendimentos de Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP) iniciam nesta quinta-feira (31)
O Programa Municipal de IST/Aids de Tubarão inicia nesta quinta-feira (31) os atendimentos de Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP). O atendimento será realizado no Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES), fica na rua Pedro Peicher de Carvalho, 263, Oficinas.
Para ter acesso ao serviço, é necessário o agendamento, que pode ser através do telefone 3621-9646 ou WhatsApp 98425-0274. A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais (ARV) para pessoas soronegativas como forma de prevenção para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Essa estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de adquirir a infecção.
O procedimento é indicado para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham práticas de maior risco para a infecção pelo HIV. Para esses casos, a PrEP se insere como uma estratégia adicional nova de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia.
A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada do HIV. Dentro do conjunto de ferramentas da prevenção combinada, inserem-se também: a testagem regular para o HIV, outras IST e HV; a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP); o uso regular de preservativos; diagnóstico oportuno e tratamento adequado de infecções sexualmente transmissíveis (IST); redução de danos; gerenciamento de vulnerabilidades; supressão da replicação viral pelo tratamento antirretroviral – tratar todas as pessoas vivendo com HIV e imunizações.
A política brasileira de enfrentamento ao HIV/Aids reconhece que nenhuma intervenção de prevenção isolada é suficiente para reduzir novas infecções. Devem-se ofertar às pessoas que procuram os serviços de Saúde e estratégias abrangentes de prevenção, a fim de garantir uma maior diversidade de opções que orientem suas decisões. Como o próprio nome sugere, a “prevenção combinada” sugere o uso “combinado” de métodos preventivos, de acordo com as possibilidades e escolhas de cada indivíduo, sem excluir ou sobrepor um método a outro.