Prefeito e secretários recebem Dom João Francisco para homenagem de despedida
O prefeito Joares Ponticelli e alguns secretários receberam nesta quinta-feira (24), na Sala de Atos, o bispo Dom João Francisco Salm, que no próximo mês vai atuar na Diocese de Novo Hamburgo (RS).
A recepção foi para uma despedida formal e agradecimentos a Dom João, que foi bispo da Diocese de Tubarão durante nove anos.
“É um sentimento de alegria e de tristeza ao mesmo tempo. Alegria por saber que nosso Bispo vai comandar uma importante diocese, mas, por outro lado, é uma despedida com tristeza, pois é um grande amigo que muito ajudou a cidade em nos momentos mais delicados. No período mais crítico da pandemia, onde a fé e a esperança foram fundamentais, o senhor foi um amigo e conselheiro”, disse o prefeito Joares.
Dom João foi nomeado bispo da Diocese de Tubarão pelo Papa Bento XVI, em setembro de 2012. “Estou muito contente por tudo que recebi aqui em Tubarão nesses nove anos e levo comigo um período bastante proveitoso, principalmente pela maturidade que adquiri à frente da Diocese. Sou muito grato ao povo tubaronense”, comentou Dom João.
Trajetória de Dom João
O agora Bispo de Novo Hamburgo tem 69 anos e nasceu em São Pedro de Alcântara. Nos anos de 1967 a 1972, fez os estudos ginasiais e do ensino médio no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Azambuja, Brusque. De 1973 a 1975 frequentou a primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, em cuja grade curricular constavam todas as disciplinas de Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque. De 1975 a 1979, cursou a faculdade de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina em Florianópolis.
Em 13 de maio de 1979, foi ordenado diácono em Camboriú, e presbítero, em 30 de junho do mesmo ano, no Santuário de Azambuja em Brusque, por Dom Afonso Niehues.
De 1980 a 1983, foi professor e orientador dos alunos no Seminário Menor Metropolitano em Brusque e no ano seguinte acumulou as funções de reitor do mesmo seminário, reitor do santuário, regente do coral e diretor do Museu Dom Joaquim. Em março de 1984, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Santa Catarina em Brusque. Exerceu esses cargos até o final de 1991.
De 1992 a 2008, foi reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. De 1992 a 1996 foi juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis. De 2006 a 2008 foi coordenador arquidiocesano de pastoral da arquidiocese. Foi membro, por diversos períodos, do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis e como representante dos seminários da arquidiocese. Entre os anos de 2009 a 2011 foi Pároco da Paróquia de Santa Teresinha em Brusque SC. No dia 29 de março de 2011, no período de Sede Vacante, foi escolhido pelo Colégio de Consultores para ser o Administrador Arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis, até a chegada do novo arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck. Em novembro de 2011, o arcebispo o nomeou ecônomo da mitra arquidiocesana.