Tubarão se torna a primeira cidade Núcleo de Referência de Educação Financeira da CVM

Tubarão se tornou nesta sexta-feira (4) a primeira cidade do Brasil a se habilitar para oferecer o Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal, que vai beneficiar em um primeiro momento estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A iniciativa será coordenada pela secretaria da Fazenda, em conjunto com a Coordenadoria do Núcleo Referência de Educação Financeira Sul da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Economia, sob a orientação pedagógica da Fundação Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

 

A assinatura do termo de cooperação técnica entre o município e a CVM aconteceu no auditório da Amurel. Os outros Núcleos de Referência de Educação Financeira da CVM são as cidades de Maringá, Belo Horizonte, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro, sendo que Tubarão foi a primeira a concluir todos os procedimentos para participar da iniciativa, realizando o lançamento com a apresentação da Lei Municipal que regulamenta o Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal com os parceiros definidos para o calendário de 2022 em regime de colaboração. 

 

“Desde o primeiro momento colocamos nossa cidade à disposição para participar desse programa. Nós acreditamos que a transformação de uma sociedade, de uma nação, se dá efetivamente pela Educação. Muitas famílias não tiveram essa oportunidade de informação de educação financeira e podemos aí fazer um processo invertido, onde um filho, ao ter acesso dessas informações de como se organizar financeiramente, de como fazer um planejamento familiar, de como se tornar um empreendedor e de como investir, ele poderá levar tudo isso para a própria família e ajudá-la de alguma maneira, dando a ela um pouco mais de dignidade”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.  

 

O superintendente da CVM José Alexandre Vasco ressaltou que o programa vai ao encontro da vocação de Tubarão nas áreas educacional e de inovação.

 

“É o primeiro Centro de Referência em educação financeira dos diferentes centros que serão lançados nacionalmente para fazer a formação dos professores. É uma iniciativa da CVM com o MEC. Serão oferecidos cursos gratuitos para professores em educação financeira, mas o programa também prevê a extensão, letramento digital, programação e uma série de outras disciplinas ligadas às novas tecnologias financeiras bem em linha com a vocação de Tubarão, uma cidade de inovação e de bastante liderança na atividade educacional”, comentou Vasco.

 

O primeiro passo será a preparação dos professores, através de plataformas de Educação à Distância (EAD). Em nível nacional, com a mobilização do trabalho e o planejamento das seis cidades Núcleo a CVM espera em três anos capacitar 500 mil professores para atender 25 milhões de alunos da rede básica pública e privada do Brasil. 

 

“Durante a confecção do Projeto de Lei, nós já pensamos na possibilidade de intervir não só na área Educação, que terá resultados a médio e longo prazo, mas também ampliar para a iniciativa privada, para o empreendedor, o que dará resultados mais imediatos”, ressalta o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.

 

As aulas de Educação Financeira e Fiscal para os estudantes serão preparadas por entidades parceiras que já manifestaram interesse em participar do programa, como o Instituto Ânima, a Unisul e a SENACON – MJ. A Secretaria de Estado da Educação, o Conselho Estadual de Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) apoiam o programa na mobilização das Redes de ensino, incentivando os professores a realizarem o percurso formativo a cada calendário letivo. 

 

O programa contará com a participação da Unisul, com um ônibus sala de aula que terá programação disponibilizada para Tubarão e região. 

 

O programa será gratuito e as ações práticas desenvolvidas em escolas do Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também Ensino Superior.