SMDS promove dia de capacitação para conselheiros governamentais e não governamentais dos direitos da pessoa idosa
No auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), durante o dia desta sexta-feira (01), ocorreu uma capacitação para os conselheiros governamentais e não governamentais dos direitos da pessoa idosa, ministrada pela advogada Ariane Angiolette, presidente da Comissão do Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC.
Na ocasião, os assuntos abordados foram: o papel e competência do conselho e dos conselheiros; a organização do conselho, comissões, reuniões, atas e resoluções; a formatação das comissões temáticas; a inscrição e fiscalização de entidades; execução do Fundo Municipal do Idoso; a legislação aplicada e o panorama das políticas públicas para a pessoa idosa; como funcionam as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e o envelhecimento populacional local e no Brasil.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) José Luiz Maia Grigolo, foi um dia de grandes descobertas e aquisição de muito conhecimento. “Estamos melhores capacitados, ao passo de entendermos melhor e com mais firmeza as condições e funções do nosso CMDPI”, enfatiza.
Maia relata ter sido gratificante proporcionar um dia de capacitação para os conselheiros e interessados. “Foram horas de muito aprendizado, rico em conteúdo e ministrado por uma profissional sensacional”, ressalta.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) funciona como organização capaz de ajustar a relação entre governo e sociedade civil para que juntas possam discutir tema tão relevante à sociedade.