Exposição Lua em Escorpião será atração no Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário de Tubarão (MFT) recebe a partir da próxima segunda-feira, dia 14, a exposição Lua em Escorpião, segunda mostra individual do artista visual Thiago Francisco, com curadoria de Silvana Silva de Souza.

Essa exposição traz a continuidade narrativa de sua primeira mostra, MAL VISTO, onde foram apresentadas cinco obras visuais contemporâneas produzidas a partir de um processo criativo intenso, cuja investigação estética passeou por conceitos, materiais, suportes e narrativas, delineadas a partir de suas experiências pessoais da infância e juventude.

A partir do uso da memória e experiências como matéria-prima para a narrativa do personagem central, Cleiton, o artista Thiago Francisco questionou as relações tecidas entre uma criança diferente tentando se adequar aos ambientes muitas vezes hostis e as instituições onde esteve inserido: a família/pátria; a escola; a religião; o trabalho e a vida social.

Para Lua em Escorpião, Thiago Francisco traz reflexões sobre capitalismo e consumismo, na tentativa de pertencimento a uma classe que não faz parte. Nas novas cinco obras, explora a intimidade humana, no desejo de ter para ser e suas consequências. As peças são de grande porte, desenvolvidas a partir de técnicas clássicas como papel colê e machê, além de costura e bordado livre. Nesse novo projeto o artista convida o público a entrar na mente da persona Cleiton, por meio de suas referências e histórias reais transformadas em objetos artísticos, conceituais e reflexivos.

Thiago é natural de Florianópolis, viveu por nove anos em Tubarão, residindo atualmente em São José. Com uma carreira que engloba formação em Design de Moda e especialização em História da Arte, trabalhou com o mercado de varejo de moda nas áreas de vendas, posteriormente na comunicação de mídias sociais e treinamentos de Etiqueta para Vendas, em empresas como o Farol Shopping de Tubarão, além da FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – com sede na capital catarinense. Nas artes, sua carreira como artista visual independente teve início em 2020, e estreou sua primeira exposição no ano de 2022 com o título “Mal Visto”, onde cantou em cinco obras a história de uma criança diferente tentando ser aceita e amada pelas instituições e comunidades que se insere, passando pela família, escola, religião, trabalho e a vida social.

A exposição é contemplada em 2023 com o Prêmio da Lei Paulo Gustavo pelo município de Tubarão. A nova mostra terá sua estreia no próximo dia 14 de outubro, às 19 horas, no Museu Ferroviário de Tubarão, onde fica até o dia 1° de novembro, seguindo para Florianópolis, no espaço cultural do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina, com estreia no dia 11 novembro e visitação até o dia 29 do mesmo mês.

Divulgação/PMT